SOLIDARIEDADE
Promessa é dívida: herdeira divide fortuna de 145 milhões
23/06/2024
07:45
NAOM
©DIVULGAÇÃO
Após seis fins de semana de reuniões, o grupo “Bom Conselho” decidiu o destino dos 25 milhões de euros (Cerca de 145 milhões de reais na atual cotação) da bilionária austríaca Marlene Engelhorn, herdeira de um império químico e farmacêutico. O resultado das discussões para distribuição da fortuna foi divulgado na última terça-feira (18). Os valores serão doados para 77 iniciativas ligadas a projetos de educação, habitação, saúde, preservação do meio ambiente, proteção às mulheres e combate à pobreza.
O maior valor destinado a uma única organização será de 1,6 milhão de euros (R$ 9,3 milhões) — para uma associação austríaca voltada à conservação da natureza. Marlene Engelhorn, de 32 anos, iniciou em janeiro deste ano a seleção de cidadãos para ajudar no processo de doação. As reuniões do grupo, composto por 50 pessoas escolhidas aleatoriamente, começaram em março e ocorreram em Salzburgo, na Áustria.
As dez iniciativas que vão receber os valores mais altos dentre os 25 milhões de euros são:
Ao justificar sua decisão de distribuir a fortuna, a herdeira da multinacional BASF afirmou diversas vezes que "não fez nada" para ganhar o dinheiro e que obtê-lo significa ter tido sorte — o que ela chama de "loteria de nascimento". Marlene é descendente de Friedrich Engelhorn, que fundou a BASF em 1865. Ela herdou 4,2 bilhões de euros quando sua avó, Traudl Engelhorn-Vechiatto, morreu em setembro de 2022.
Antes mesmo de receber a herança, a jovem bilionária já tinha sido destaque na imprensa internacional ao anunciar que pretendia doar grande parte de sua fortuna. Ela defende o aumento dos impostos para os mais ricos como uma medida para diminuir a desigualdade social no planeta.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump pode atingir ministros do STF com sanções? Entenda os impactos da Lei Magnitsky e a situação dos bancos brasileiros
Leia Mais
Putin liga para Lula e discutem guerra na Ucrânia após encontro do líder russo com Trump
Leia Mais
Moraes diz que não recuará “um milímetro” no julgamento de Bolsonaro
Leia Mais
Moraes acusa Eduardo Bolsonaro de “envenenar” relação entre Brasil e EUA com desinformação
Municípios