POLÍTICA
Com emenda do deputado Amélio Cayres, Casa de Apoio de Augustinópolis recebe pessoas do TO, MA e PA
19/07/2024
12:30
ASCOM
LAUANE DOS SANTOS
Dep. Amélio Cayres e Gov. Wanderlei Barbosa na inauguração da Casa de Apoio em Augustinópolis ©Antônio Gonçalves/Secom-TO
Inaugurada há menos de três meses, a Casa de Apoio Amor em Ação, destinada aos acompanhantes de pacientes internados no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), já vem fazendo a diferença na cidade. No mês de junho, a coordenação do local recebeu mais de 25 acompanhantes, auxiliando no acolhimento das famílias em um momento de dificuldade, além de prestar serviços assistenciais.
A criação do espaço conta com emenda parlamentar do deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) para manutenção da Casa. Ao todo, o parlamentar destinou R$ 120 mil para o ano, sendo uma ação que contribui para o suporte a quem vem de outra cidade e não tem recursos ou onde se hospedar durante a internação de um familiar.
“Nós que moramos aqui há mais de 40 anos e conhecemos a realidade daquele hospital, sabemos que o intuito é servir. A gente morava ali próximo e minha mãe costumava fazer uma garrafa com chá e bolo e levar para as pessoas internadas ou que estavam acompanhando e ficavam na porta do hospital sem ter o que comer direito ou onde ficar. Por isso, acreditamos nesse projeto e alocamos emenda para colaborar com a Casa”, disse Amélio, durante a inauguração da Casa, com a presença do governador Wanderlei Barbosa.
Vinda de Tocantinópolis, a acompanhante Priscila Pereira Sousa, de 32 anos, foi atendida pela Casa de Apoio e expressou a alegria pelo acolhimento. “Só tenho que agradecer os fundadores, porque a gente já vem de outra cidade, a gente não tem ninguém conhecido aqui, a gente já vem frágil, né? Chega aqui é muito bom a gente contar com alguém que trata a gente bem, um lugar onde acolher a gente, onde a gente possa descansar nesse momento que a gente passa difícil, né? Dá até mais uma animada na gente, a gente chega, descansa bem, a gente vai, como a gente visita familiares da gente, a gente chega mais cansado, mais frágil, mais abatido. E a gente poder contar com um lugar onde trata a gente bem, recebe a gente bem, a gente é bem acolhido. Então é muito importante, né? Isso faz até porque a gente se sinta melhor”, declarou.
A administração da Casa de Apoio é realizada pelo Rotary Club, contando com ambiente acolhedor e humanizado, conforme explica a presidente da Rotary Augustinópolis, Vângela Melo. “Nós fazemos o acolhimento destas pessoas que não tem como se manter ou onde ficar, oferecemos os serviços básicos, um local bem estruturado para dormir, comer e conseguir ter esse suporte durante a internação de seus familiares”, completou.
Para buscar os serviços da Casa de Apoio, os acompanhantes hospitalares devem procurar a Assistência Social do Hospital Regional durante a internação do paciente. A Casa conta com quartos climatizados femininos e masculinos, internet wi-fi, cozinha, garagem, sala de estar com televisão e área de serviço.
No último mês, a Casa recebeu pessoas de Aguiarnópolis; São Bento; Palmeiras; Luzinópolis; Araguaína; Cidelândia (MA); Carmolândia; São Miguel; Araguatins; Tocantinópolis; Parauapebas (PA) e Vila Santana.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios