POLÍTICA
Com fim das convenções, ficam proibidas entrevistas em rádio e TV
Semana com regras mais rígidas antecipa início das propagandas eleitorais, marcado para o dia 16
04/08/2024
14:30
CAMPOGRANDENEWS
KAMILA ALCÂNTARA
©DIVULGAÇÃO
A próxima segunda-feira (5) marca mais uma fase na corrida eleitoral de 2024. Convenções partidárias passam a ser proibidas, assim como menção aos nomes dos pré-candidatos e seus projetos em programas de rádio e TV.
Segundo o TSE (Tribunal Regional Eleitoral), com o fim dos eventos de lançamento dos nomes disponíveis para o pleito, os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Na terça-feira (6), as emissoras de rádio e de televisão não podem, em sua programação normal e noticiários, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, veicular qualquer tipo propaganda política.
Já as propagandas eleitorais gerais estão permitidas a partir do dia 16. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. Além disso, também é o último dia para os tribunais regionais eleitorais listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita.
E atenção: devem ser divulgados os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do FEFC (Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha). O valor é calculado sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos e individuais no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.
Por fim, a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando-se os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno, marcada para 6 de outubro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios