ECONOMIA
Cartão de crédito e débito para MEIs será lançado nesta segunda-feira, 16
Modalidade permitirá operações comerciais com anuidade zero e visa a formalização dos microempreendedores
15/09/2024
19:55
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O cartão de crédito e débito exclusivo para MEIs (Microempreendedores Individuais) será lançado oficialmente nesta segunda-feira (16), trazendo uma nova modalidade que permitirá que os profissionais façam operações comerciais com anuidade zero. Além de ser uma ferramenta financeira, o cartão será personalizado com uma logomarca exclusiva da categoria e contará com um QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor, oferecendo mais facilidade no acesso a informações e serviços.
O evento de lançamento está marcado para as 16h30 e contará com a presença do presidente Lula, do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. Segundo o governo federal, além de facilitar as operações financeiras dos MEIs, a iniciativa também promove a formalização e contribui para a sustentabilidade dos pequenos negócios, oferecendo uma ferramenta segura e acessível.
A nova modalidade trará inúmeros benefícios aos microempreendedores, incluindo:
A criação do Cartão MEI é parte de um esforço maior do governo para fortalecer e apoiar o segmento de microempreendedores individuais, que desempenham um papel fundamental na economia do país. O novo cartão também busca simplificar as operações comerciais para este público, ampliando as oportunidades de crescimento e formalização.
De acordo com o governo federal, outros bancos poderão aderir à iniciativa em breve, oferecendo mais opções e vantagens aos MEIs. A expectativa é que essa ação fortaleça a rede de apoio aos pequenos negócios, promovendo maior inclusão financeira e oportunidades de crédito.
O Cartão MEI funcionará como um documento de identificação para microempreendedores individuais e autônomos, facilitando o reconhecimento e a atuação no mercado formal. Atualmente, artesãos já possuem um tipo de cartão, mas a nova proposta do governo pretende modernizar e elevar essa experiência com uma versão mais funcional e voltada para as necessidades do microempreendedor.
Além do cartão físico, o projeto incluirá um portal online e um aplicativo dedicado, que também oferecerá um sistema de avaliação ("rating") para os MEIs, permitindo uma avaliação mais detalhada do desempenho e da credibilidade de cada empreendedor. Isso pode ser um diferencial importante para facilitar o acesso a financiamentos e investimentos futuros.
Com essa iniciativa, o governo federal busca não só apoiar o crescimento dos pequenos negócios, mas também integrar os MEIs ao sistema financeiro de forma mais eficiente, oferecendo ferramentas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do setor.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Leia Mais
Novos valores e regras do salário-família em 2025: saiba quem tem direito e como solicitar
Leia Mais
Com medo de passar mal, deputado acusado de matar Marielle evita cateterismo
Leia Mais
Fiscalização do Pix não afetará renda de autônomos, esclarece Receita Federal
Municípios