ECONOMIA
Receita Federal libera consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024
Cerca de 511 mil contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão no dia 30 de setembro, incluindo prioridades como idosos e moradores do Rio Grande do Sul
23/09/2024
08:10
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A partir das 10h (horário de Brasília) desta segunda-feira (23), a Receita Federal liberou a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2024. Cerca de 511 mil contribuintes poderão conferir se estão entre os que receberão parte dos R$ 1,03 bilhão que serão pagos até o final do mês.
Entre os beneficiados, 40% do montante será destinado a contribuintes com prioridade, como idosos e pessoas com deficiência. Neste ano, os moradores do Rio Grande do Sul foram incluídos nas prioridades devido às enchentes que atingiram o estado, somando 86.570 gaúchos na lista.
Além disso, 201.381 contribuintes que informaram a chave Pix (CPF) na declaração do Imposto de Renda também terão prioridade no reembolso. Contribuintes com idades entre 60 e 79 anos somam 75.686 beneficiados, enquanto 23.180 pessoas que trabalham no magistério também receberão suas restituições. Idosos com mais de 80 anos e contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave também estão incluídos.
A consulta pode ser realizada na página da Receita Federal na internet, na seção “Meu Imposto de Renda”, clicando no botão “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou chave Pix (CPF) informada na declaração, no dia 30 de setembro. Caso o valor não seja depositado devido a problemas na conta, os recursos ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil, e o contribuinte pode agendar o crédito para outra conta bancária pelo Portal BB, ou pelos telefones da Central de Relacionamento do banco: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Se a restituição não for resgatada no período de um ano, o contribuinte deverá solicitar o valor no Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos" e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios