Esporte / Saúde
Parreira segue na UTI no Rio com inflamação pulmonar
Campeão mundial com a seleção brasileira em 1994 respira com auxílio de aparelhos e tem quadro considerado estável
18/06/2026
08:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ex-técnico da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira, de 83 anos, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em tratamento contra um quadro de inflamação pulmonar. Segundo boletim médico divulgado nesta quinta-feira, o treinador respira com auxílio de aparelhos, mas apresenta condição clínica estável.
A unidade hospitalar informou que Parreira segue sob cuidados intensivos e ainda não há previsão de transferência para o quarto. A internação já havia sido confirmada na terça-feira, mas os detalhes sobre o estado de saúde do ex-treinador só foram divulgados posteriormente.
Em nota, o Hospital Samaritano Barra afirmou que o paciente está na UTI, com inflamação pulmonar, recebendo suporte respiratório. Apesar da necessidade de aparelhos, o quadro foi descrito como estável pela equipe médica.
A família de Carlos Alberto Parreira agradeceu as manifestações de carinho e apoio recebidas desde a confirmação da internação. Até o momento, não há previsão de alta hospitalar.
O ex-técnico convive há anos com um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que atinge o sistema linfático, parte importante da defesa imunológica do organismo. A doença foi tornada pública em 2022, quando Parreira passou por etapas de tratamento.
O linfoma de Hodgkin ocorre quando células do sistema imunológico sofrem alterações e se multiplicam de forma descontrolada. A doença costuma aparecer inicialmente nos linfonodos do pescoço ou do tórax e, quando não tratada, pode avançar para outras regiões do corpo.
Parreira é um dos nomes mais marcantes da história do futebol brasileiro. Ele comandou a seleção na conquista da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, título que encerrou um jejum de 24 anos sem conquistas mundiais para o Brasil.
Ao longo da carreira, participou de seis Copas do Mundo como treinador e também integrou comissões técnicas em outras edições do torneio. Além da seleção brasileira, trabalhou em equipes e seleções de diferentes países, como Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e África do Sul, além de passagens por clubes brasileiros.
A permanência de Parreira na UTI mobiliza torcedores, ex-jogadores e profissionais ligados ao futebol. Por enquanto, a orientação médica é manter o acompanhamento intensivo, sem previsão de alta ou mudança no regime de internação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Cardiopatia congênita atinge até 10 bebês a cada mil nascimentos
Leia Mais
PF mira Jaques Wagner em nova fase da operação sobre o Banco Master
Leia Mais
Horóscopo desta quinta-feira indica decisões maduras e ajustes nas relações
Leia Mais
Copom corta Selic para 14,25% ao ano e mantém ciclo de redução dos juros
Municípios