POLÍTICA
Aeronave presidencial da FAB apresenta problema técnico após decolagem no México
Após decolagem, avião que transportava o presidente Lula precisa retornar ao aeroporto devido a falha técnica
01/10/2024
18:33
G1
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na manhã desta terça-feira (1º), a aeronave presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável por transportar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do México ao Brasil, enfrentou um problema técnico logo após a decolagem na Cidade do México. De acordo com informações preliminares divulgadas por fontes do governo e confirmadas pela FAB, a falha já foi solucionada, mas a aeronave precisará retornar ao aeroporto de origem para completar o pouso, após queimar uma quantidade necessária de combustível, por questões de segurança.
O problema técnico foi identificado logo após a decolagem, com 16 pessoas a bordo, incluindo o presidente. A aeronave em questão é o VC-1, utilizado regularmente em missões presidenciais. Embora a natureza exata da falha ainda não tenha sido confirmada, uma das hipóteses mencionadas é a colisão com um pássaro, que teria atingido uma das turbinas do avião, forçando o retorno imediato ao aeroporto da Cidade do México.
Até o momento da última atualização, a aeronave ainda estava no ar, aguardando a queima de combustível para permitir um pouso seguro. Segundo uma fonte oficial, o tempo estimado para o pouso variava entre duas e duas horas e meia, mas o exato momento do início dessa contagem não foi especificado.
O presidente Lula estava no México para a cerimônia de posse da presidente Claudia Sheinbaum, a primeira mulher a assumir o cargo no país. Antes disso, ele havia participado da Assembleia Geral da ONU em Nova York, nos Estados Unidos. Mesmo diante da situação, o presidente e sua equipe mantêm contato constante com o Palácio do Planalto e estão tranquilos quanto à resolução do problema.
Em nota oficial, a Força Aérea Brasileira confirmou o ocorrido e assegurou que os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso. A FAB também informou que o consumo de combustível está sendo monitorado e, assim que atingido o nível necessário, a aeronave retornará ao aeroporto de origem para o pouso. A FAB declarou:
“A aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México. Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem.”
Esse não é o primeiro incidente envolvendo aeronaves presidenciais neste ano. Em janeiro, um avião que transportava a equipe de segurança do presidente apresentou uma pane em Campina Grande, Paraíba, o que impediu a decolagem. Em fevereiro, outro episódio foi registrado, quando a decolagem da aeronave presidencial foi interrompida no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por motivos técnicos.
Apesar das dificuldades, a previsão é que o presidente Lula retorne ao Brasil ainda nesta terça-feira, mas em outra aeronave, após a substituição do avião no México.
Clique AQUI e siga JE no Instagram para mais atualizações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Acidente na BR-153 resulta em incêndio e três feridos em Tabocão
Leia Mais
Governo do Tocantins sanciona LOA 2025 com receita e despesas de R$ 17,39 bilhões
Leia Mais
Brasileiros nos EUA adotam rotinas inusitadas para economizar com moradia e alimentação
Leia Mais
Mudanças após revogação da norma de monitoramento financeiro pela Receita Federal
Municípios