PRATICIDADE
Correios passarão a receber pedidos de auxílio-doença do INSS em 2,2 mil municípios até 2025
Iniciativa que começou no Nordeste será expandida para facilitar o acesso ao benefício por incapacidade temporária
15/10/2024
07:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou, nesta segunda-feira (14), a expansão do acordo que permite a solicitação do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, diretamente em agências dos Correios por meio da plataforma Atestmed. A medida busca facilitar o acesso ao benefício em quase 2,6 mil agências da estatal em todo o país, a partir de 2025.
Segundo a assessoria de comunicação do INSS, a ampliação tem como principal objetivo reduzir o prazo de resposta aos pedidos feitos pela plataforma Atestmed para 15 dias, em comparação com os atuais 30 dias. Essa iniciativa é uma tentativa de agilizar o atendimento e proporcionar mais eficiência no processo de concessão dos benefícios.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirmou que a parceria com o INSS foi desenhada para ampliar o atendimento em regiões mais remotas do Brasil, levando os serviços a localidades onde o acesso a agências do INSS é limitado. Ele destacou que a presença dos Correios em áreas de difícil acesso é um ponto-chave para aproximar a população dos serviços previdenciários.
Já o ministro da Previdência, Carlos Lupi, ressaltou que a iniciativa também visa eliminar a necessidade de intermediários, permitindo que os segurados tenham um acesso mais direto e simplificado aos serviços do INSS. Isso possibilita que mais pessoas possam realizar os pedidos de benefício de maneira ágil, sem precisar de ajuda externa.
A parceria entre os Correios e o INSS foi iniciada como um projeto piloto no primeiro semestre de 2023 em duas capitais do Nordeste: Fortaleza e Aracaju, com a participação de 11 agências. Até julho de 2023, foram contabilizados mais de 4 milhões de requerimentos via Atestmed em todo o Brasil, resultando na concessão de mais de 2 milhões de benefícios.
O Atestmed é uma plataforma online que permite ao segurado solicitar o benefício por incapacidade temporária sem precisar realizar a perícia médica presencial. Com a expansão da parceria, funcionários dos Correios estarão disponíveis para ajudar os segurados na realização dos pedidos, além de digitalizar o atestado médico e demais documentos necessários, que poderão ser enviados via aplicativo ou pelo site Meu INSS.
Também será possível iniciar o processo pelo telefone da Central 135 do INSS e finalizá-lo em uma agência dos Correios.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios