Palmas marca presença no Fórum Urbano Mundial no Cairo, Egito
Delegação da capital tocantinense participa de painéis e sessões sobre desenvolvimento urbano sustentável e infraestrutura verde
06/11/2024
18:15
ASCOM
DA REDAÇÃO
Secretária executiva do Impup, Meire Carreira, durante o Fórum Urbano Mundial 12, na capital egípcia
Palmas está representada no Fórum Urbano Mundial 12 (WUF12), organizado pela ONU-Habitat e realizado no Cairo, capital do Egito, até esta sexta-feira (8). A cidade integra a delegação brasileira ao lado de Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
A capital tocantinense é representada pela secretária executiva do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Meire Carreira, e pelo coordenador de Projetos e Captação de Recursos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Marcos Cardoso.
Na segunda-feira (4), a delegação de Palmas esteve presente em uma sessão dedicada ao planejamento financeiro de projetos de infraestrutura verde e Parcerias Público-Privadas (PPPs), interagindo com representantes de cidades da América do Sul e África. Já na terça-feira (5), os representantes participaram de diversas sessões, com destaque para o painel ‘Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável na Amazônia (Dusa) – Construindo Parcerias Estratégicas para Fortalecer a Agenda Urbana na Amazônia’, promovido pela agência de cooperação alemã GIZ e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual Palmas é signatária.
O Fórum Urbano Mundial, em sua 12ª edição, aborda o tema ‘Tudo começa em casa: ações locais para cidades e comunidades sustentáveis’. Este evento é um dos principais espaços globais dedicados à discussão sobre urbanização sustentável, promovendo a integração das esferas social, cultural e econômica nas comunidades. O objetivo do fórum é compartilhar experiências e estratégias que possam ser aplicadas globalmente para melhorar as condições de vida urbana e promover um desenvolvimento mais equilibrado.
Um dos projetos destacados no fórum é o Gap Fund SUP, que visa fortalecer as capacidades locais de cidades selecionadas na África e América Latina para desenvolver projetos de infraestrutura urbana. A metodologia do projeto, baseada no ciclo cooperativo implementado pelo Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (Iclei), facilita a troca de conhecimento por meio de sessões interativas que aprimoram as capacidades técnicas das cidades participantes, preparando-as para receber investimentos futuros.
A participação de Palmas no WUF12 reflete o compromisso da cidade com o avanço de práticas sustentáveis e a implementação de projetos que impulsionam o desenvolvimento urbano de forma integrada e inclusiva.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Botafogo é campeão da Libertadores e do Brasileiro, igualando Santos de Pelé e Flamengo de 2019
Leia Mais
Perícia preliminar identifica parada cardiorrespiratória como possível causa da morte de ganhador da Mega-Sena
Leia Mais
O poder curativo do perdão
Leia Mais
Confira seu astral para este domingo, 8
Municípios