Palmas marca presença no Fórum Urbano Mundial no Cairo, Egito
Delegação da capital tocantinense participa de painéis e sessões sobre desenvolvimento urbano sustentável e infraestrutura verde
06/11/2024
18:15
ASCOM
DA REDAÇÃO
Secretária executiva do Impup, Meire Carreira, durante o Fórum Urbano Mundial 12, na capital egípcia
Palmas está representada no Fórum Urbano Mundial 12 (WUF12), organizado pela ONU-Habitat e realizado no Cairo, capital do Egito, até esta sexta-feira (8). A cidade integra a delegação brasileira ao lado de Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
A capital tocantinense é representada pela secretária executiva do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Meire Carreira, e pelo coordenador de Projetos e Captação de Recursos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Marcos Cardoso.
Na segunda-feira (4), a delegação de Palmas esteve presente em uma sessão dedicada ao planejamento financeiro de projetos de infraestrutura verde e Parcerias Público-Privadas (PPPs), interagindo com representantes de cidades da América do Sul e África. Já na terça-feira (5), os representantes participaram de diversas sessões, com destaque para o painel ‘Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável na Amazônia (Dusa) – Construindo Parcerias Estratégicas para Fortalecer a Agenda Urbana na Amazônia’, promovido pela agência de cooperação alemã GIZ e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual Palmas é signatária.
O Fórum Urbano Mundial, em sua 12ª edição, aborda o tema ‘Tudo começa em casa: ações locais para cidades e comunidades sustentáveis’. Este evento é um dos principais espaços globais dedicados à discussão sobre urbanização sustentável, promovendo a integração das esferas social, cultural e econômica nas comunidades. O objetivo do fórum é compartilhar experiências e estratégias que possam ser aplicadas globalmente para melhorar as condições de vida urbana e promover um desenvolvimento mais equilibrado.
Um dos projetos destacados no fórum é o Gap Fund SUP, que visa fortalecer as capacidades locais de cidades selecionadas na África e América Latina para desenvolver projetos de infraestrutura urbana. A metodologia do projeto, baseada no ciclo cooperativo implementado pelo Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (Iclei), facilita a troca de conhecimento por meio de sessões interativas que aprimoram as capacidades técnicas das cidades participantes, preparando-as para receber investimentos futuros.
A participação de Palmas no WUF12 reflete o compromisso da cidade com o avanço de práticas sustentáveis e a implementação de projetos que impulsionam o desenvolvimento urbano de forma integrada e inclusiva.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mauro Vieira terá novo encontro com Marco Rubio no Canadá na próxima semana
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Copom mantém taxa Selic em 15% ao ano, dentro do esperado pelo mercado
Municípios