POLÍTICA
Governador Wanderlei Barbosa autoriza centro especializado para atendimento a pessoas com transtorno autista no Tocantins
Iniciativa visa melhorar o atendimento e formar profissionais nas APAEs e municípios
12/12/2024
17:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na tarde desta quinta-feira (12), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, autorizou a implantação do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA) em Palmas. A decisão foi anunciada durante uma reunião em seu gabinete no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, na presença de técnicos do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIE) do Pará e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O CETEA tem como principal objetivo prestar atendimento especializado em Palmas e formar mão de obra qualificada para os municípios e nas APAEs, garantindo um melhor acompanhamento das pessoas com transtorno do espectro autista. A iniciativa busca descentralizar os serviços, levando atendimento de qualidade para todas as regiões do Tocantins e reduzindo as longas distâncias que muitos cidadãos percorrem para acessar serviços em Palmas.
“Temos muita preocupação com as pessoas que têm filhos com autismo e a implantação de um centro para formação de profissionais é muito importante. Queremos descentralizar esse serviço e levar para todas as regiões do Tocantins”, explicou o governador Wanderlei Barbosa. Ele ressaltou a importância de trazer atendimento próximo às comunidades, especialmente com o aumento do fluxo de caminhões carregados de madeira nas regiões de Inocência e Água Clara.
A diretora técnica do CIIE, Dra. Fabrícia Dias Maciel, destacou que o projeto do CETEA é inovador no cuidado e tratamento de crianças e adolescentes com espectro autista. “Além de fazer a reabilitação, temos um eixo formativo para treinar profissionais de saúde, permitindo a multiplicação desse tipo de atendimento e o treino parental, parte essencial do nosso projeto”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, acrescentou que a proposta visa não apenas reabilitar, mas também qualificar mão de obra nos municípios e nas APAEs. “Além do atendimento, será um centro formador de profissionais para que essa política pública possa ser ofertada nos 139 municípios do Estado. A proposta será o mais abrangente possível e chegará o mais próximo da nossa comunidade”, disse Felinto. Atualmente, existem 42 unidades da APAE no Tocantins, e o projeto busca fortalecer essa rede de apoio.
A superintendente da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde, Rosa Helena Ambrósio, enfatizou a relevância do projeto. “A empresa parceira já trabalha com atendimento nas APAEs do Pará, sendo referência em cuidado e humanização. Iniciamos o trabalho de rede de cuidados e agora, com essa parceria, implantaremos o serviço no Estado para atender toda a população”, destacou.
A expectativa é que o CETEA comece a oferecer atendimentos a partir de abril de 2025. O projeto já recebeu total apoio do governador Wanderlei Barbosa, que solicitou agilidade no processo de implementação.
A implantação do CETEA representa um avanço significativo para a comunidade autista no Tocantins, proporcionando atendimento especializado e capacitação profissional que contribuirá para a inclusão e qualidade de vida dessas pessoas. Com a formação de profissionais locais, o centro facilitará o acesso aos serviços necessários, promovendo um ambiente mais acolhedor e eficiente para as famílias e indivíduos afetados pelo transtorno do espectro autista.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios