POLÍTICA
Governador Wanderlei Barbosa autoriza centro especializado para atendimento a pessoas com transtorno autista no Tocantins
Iniciativa visa melhorar o atendimento e formar profissionais nas APAEs e municípios
12/12/2024
17:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na tarde desta quinta-feira (12), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, autorizou a implantação do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA) em Palmas. A decisão foi anunciada durante uma reunião em seu gabinete no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, na presença de técnicos do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIE) do Pará e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O CETEA tem como principal objetivo prestar atendimento especializado em Palmas e formar mão de obra qualificada para os municípios e nas APAEs, garantindo um melhor acompanhamento das pessoas com transtorno do espectro autista. A iniciativa busca descentralizar os serviços, levando atendimento de qualidade para todas as regiões do Tocantins e reduzindo as longas distâncias que muitos cidadãos percorrem para acessar serviços em Palmas.
“Temos muita preocupação com as pessoas que têm filhos com autismo e a implantação de um centro para formação de profissionais é muito importante. Queremos descentralizar esse serviço e levar para todas as regiões do Tocantins”, explicou o governador Wanderlei Barbosa. Ele ressaltou a importância de trazer atendimento próximo às comunidades, especialmente com o aumento do fluxo de caminhões carregados de madeira nas regiões de Inocência e Água Clara.
A diretora técnica do CIIE, Dra. Fabrícia Dias Maciel, destacou que o projeto do CETEA é inovador no cuidado e tratamento de crianças e adolescentes com espectro autista. “Além de fazer a reabilitação, temos um eixo formativo para treinar profissionais de saúde, permitindo a multiplicação desse tipo de atendimento e o treino parental, parte essencial do nosso projeto”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, acrescentou que a proposta visa não apenas reabilitar, mas também qualificar mão de obra nos municípios e nas APAEs. “Além do atendimento, será um centro formador de profissionais para que essa política pública possa ser ofertada nos 139 municípios do Estado. A proposta será o mais abrangente possível e chegará o mais próximo da nossa comunidade”, disse Felinto. Atualmente, existem 42 unidades da APAE no Tocantins, e o projeto busca fortalecer essa rede de apoio.
A superintendente da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde, Rosa Helena Ambrósio, enfatizou a relevância do projeto. “A empresa parceira já trabalha com atendimento nas APAEs do Pará, sendo referência em cuidado e humanização. Iniciamos o trabalho de rede de cuidados e agora, com essa parceria, implantaremos o serviço no Estado para atender toda a população”, destacou.
A expectativa é que o CETEA comece a oferecer atendimentos a partir de abril de 2025. O projeto já recebeu total apoio do governador Wanderlei Barbosa, que solicitou agilidade no processo de implementação.
A implantação do CETEA representa um avanço significativo para a comunidade autista no Tocantins, proporcionando atendimento especializado e capacitação profissional que contribuirá para a inclusão e qualidade de vida dessas pessoas. Com a formação de profissionais locais, o centro facilitará o acesso aos serviços necessários, promovendo um ambiente mais acolhedor e eficiente para as famílias e indivíduos afetados pelo transtorno do espectro autista.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro
Leia Mais
Brasil registra uma internação por acidente de trânsito a cada dois minutos no SUS
Leia Mais
Mito ou Verdade: a gravidez pode afetar a visão?
Leia Mais
Crédito do Trabalhador beneficia mais de 32 mil celetistas no Mato Grosso do Sul
Municípios