ECONOMIA
Pix continua gratuito e sem qualquer mudança para clientes, diz Febraban
Federação alerta sobre fake news e golpes relacionados ao sistema de pagamento
14/01/2025
22:55
NAOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou nesta terça-feira (14) um comunicado para esclarecer que não haverá qualquer taxação ou cobrança de impostos sobre o Pix, e que o serviço continuará gratuito para os usuários. A entidade alerta sobre a circulação de notícias falsas nas redes sociais e reforça que não haverá mudanças no dia a dia de quem utiliza o Pix para movimentar dinheiro.
Destaques:
A entidade esclarece que a atualização não exige nenhuma ação por parte dos clientes que utilizam o Pix. As obrigações referentes à declaração de valores movimentados e envio de informações à Receita são de responsabilidade das instituições financeiras e de pagamento. A única mudança para os bancos consiste no envio de informações sobre movimentações financeiras acima de R$ 5.000 para pessoas físicas e R$ 15.000 para pessoas jurídicas, conforme as novas diretrizes.
A Febraban reitera que o Pix segue gratuito e que não haverá cobrança de tributos ou taxas sobre o uso do sistema. Os usuários que se depararem com mensagens suspeitas devem desconsiderar tais comunicações para evitar cair em golpes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios