POLÍTICA
Governo do Tocantins destaca o Fevereiro Roxo de conscientização sobre Alzheimer, fibromialgia e lúpus
A iniciativa leva conscientização e informações sobre as doenças, os sintomas e os tratamentos disponíveis
01/02/2025
09:45
SECOM
Ellayne Czuryto
©DIVULGAÇÃO
A campanha Fevereiro Roxo é voltada para a conscientização e tratamento de lúpus, Alzheimer e fibromialgia. As três doenças que, aparentemente, não têm nada em comum, são doenças crônicas para as quais a medicina ainda não tem cura. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-TO) visa alertar a população para o diagnóstico correto e precoce, assim, o paciente tem acesso mais rápido a um tratamento eficaz que pode aumentar significativamente sua qualidade de vida.
O médico especialista em Medicina de Família e Comunidade da Diretoria de Atenção Primária/SES-TO, Diego de Abreu Noleto explicou que “a causa das três enfermidades ainda é desconhecida, no entanto, o impacto que elas trazem na vida do paciente é considerável. O Alzheimer e a fibromialgia, não existem exames específicos que detectem tão precocemente; no caso de lúpus, há exames laboratoriais específicos, mas o exame clínico, feito por uma avaliação médica, é essencial para o diagnóstico precoce. Justamente por isso, a campanha é tão importante e necessária, para que a população esteja atenta aos sintomas e procure o médico da Unidade de Saúde da Família de referência, para ser diagnosticado e encaminhado para o especialista”.
Alzheimer
O Alzheimer é uma doença que provoca perda da capacidade cognitiva, memória e demência por conta do acúmulo da proteína beta-amiloide no cérebro do seu portador. Atinge especialmente os idosos e, muitas vezes, pode ser confundida com sintomas normais da idade, sendo considerada, por essa razão, uma doença de difícil diagnóstico. A doença de Alzheimer evolui lenta e gradualmente, afetando cada vez mais regiões do cérebro e trazendo mais prejuízos para a vida do paciente, que, nos estágios finais, pode precisar de assistência para realizar funções básicas, como tomar banho.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma doença reumatológica que acomete por volta de 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres. A principal característica é uma dor muscular crônica e generalizada acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor. Infelizmente, a fibromialgia não tem cura e a medicina ainda não entende muito bem como a doença opera dentro do corpo humano.
Sabe-se que, sem tratamento, ela pode evoluir para incapacidade física e limitação funcional, complicações com bastante impacto sobre a qualidade de vida do paciente. Ainda assim, com o tratamento adequado, que envolve tanto o uso de medicamentos quanto a prática de terapias, como fisioterapia e acupuntura, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida e possa viver normalmente.
Lúpus
O Lúpus é uma doença autoimune complexa que pode afetar diferentes partes do corpo, incluindo pele, articulações, rins, coração, pulmões e cérebro. Em pessoas com Lúpus, o sistema imunológico ataca erroneamente as células e tecidos saudáveis, causando inflamação e danos.
Uma das características mais desafiadoras do Lúpus é a variedade de sintomas que pode apresentar, o que torna o diagnóstico difícil. Os sintomas podem incluir fadiga extrema, erupções cutâneas, dor nas articulações, febre e problemas nos órgãos internos. A gravidade do Lúpus varia de pessoa para pessoa, e os pacientes muitas vezes enfrentam flutuações em seus sintomas ao longo do tempo.
Medicamentos
A Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) oferta medicações preconizadas pelo Ministério da Saúde para as doenças de Alzheimer e lúpus. Regularmente, cerca de 235 pacientes com lúpus e 130 pacientes com mal de Alzheimer são atendidos e recebem os medicamentos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf).
Para ter acesso, o paciente diagnosticado com uma dessas doenças deve procurar uma das unidades de Assistência Farmacêutica, em Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, e apresentar os exames e os documentos obrigatórios. Os documentos podem ser encontrados no site da SES-TO (https://www.to.gov.br/saude/componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica-ceaf/4uqqjgpzn33s).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Davi Alcolumbre retorna à presidência do Senado com ampla maioria
Leia Mais
Sucessão no Senado: Davi Alcolumbre desponta como favorito à presidência da Casa
Leia Mais
Nelsinho Trad: "Se o país for prejudicado com supertaxação, haverá reações"
Leia Mais
Salário mínimo reajustado: novo valor de R$ 1.518 passa a ser pago neste sábado
Municípios