POLÍTICA
Hugo Motta leva a avó para primeiro encontro com Lula
Encontro marca gesto de diálogo e aproximação entre o presidente e os novos líderes do Legislativo
03/02/2025
17:00
DA REDAÇÃO
Hugo Motta leva a avó, Francisca Motta, para primeiro encontro com Lula. — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Nesta segunda-feira (3), o recém-eleito presidente da Câmara, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), levou sua avó, Francisca Motta, de 84 anos, para o primeiro encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Segundo aliados de Lula, Francisca Motta, que possui uma longa trajetória na política – foi prefeita de Patos (PB) e deputada estadual na Paraíba por vários mandatos –, pediu ao neto que realizasse a visita como forma de agradecimento pelo apoio recebido nas eleições legislativas.
Durante o encontro, que ocorreu de maneira simultânea com a reunião protocolar entre Lula e o senador Davi Alcolumbre (União-AP), recém-eleito presidente do Senado Federal, os três líderes mantiveram uma conversa breve e cordial. Auxiliares do presidente afirmaram que o encontro teve caráter protocolar, demonstrando a disposição de Lula para manter um diálogo permanente com os novos presidentes das casas legislativas.
Os observadores mais otimistas apontam para uma mudança de postura do Planalto neste primeiro biênio, com uma comunicação mais frequente e próxima entre Lula, Hugo Motta e Davi Alcolumbre. Em encontros anteriores, o antecessor de Motta, Arthur Lira (PP-AL), e líderes do Legislativo haviam se queixado das dificuldades para ter acesso ao presidente.
Na ocasião, Lula também anunciou que o Palácio do Planalto enviará, em breve, projetos que tratam das mudanças no Imposto de Renda – com ampliação da isenção para quem ganha até R$ 5.000 – e alterações no consignado do FGTS. A expectativa é que essas propostas gerem um alinhamento na pauta econômica entre os novos presidentes do Legislativo e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que deverá se reunir com ambos ainda nesta semana, com o senador Davi Alcolumbre se encontrando no próprio Ministério da Fazenda para demonstrar prestígio ao presidente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Federal garante entrega da Casa da Mulher Brasileira
Leia Mais
Trump declara que os EUA vão ‘assumir’ a Faixa de Gaza em encontro com Netanyahu
Leia Mais
Dólar fecha em queda pela 12ª sessão consecutiva e bate R$ 5,77
Leia Mais
Merenda escolar poderá ter no máximo 15% de alimentos ultraprocessados
Municípios