POLÍTICA
Alberto Sevilha toma posse como presidente do TCETO e lança projeto inovador de fiscalização
Com foco na transparência e eficiência, nova gestão aposta no “TCE de Olho” para aprimorar atendimento e controle externo
05/02/2025
19:19
ASCOM
©DIVULGAÇÃO
O presidente Sevilha reafirmou seu compromisso com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos. Durante seu discurso de posse, ele ressaltou a importância da atuação conjunta entre conselheiros, procuradores e servidores para garantir que a Corte continue sendo uma referência no controle externo. “A nossa responsabilidade é muito maior, não podemos errar. Nós somos passageiros e finitos, mas a instituição TCE ficará para sempre. Lutaremos para que esse sonho permaneça vivo”, afirmou Sevilha, destacando a necessidade de manter o Tribunal forte e alinhado aos desafios contemporâneos.
Fortalecimento da fiscalização e inovação tecnológica
Ao assumir o comando da Corte, Sevilha anunciou o desenvolvimento de um novo sistema de fiscalização, que será utilizado para aprimorar auditorias e fortalecer o controle das contas públicas no Estado. “É com muita alegria e satisfação que anuncio o lançamento desse sistema na solenidade de hoje. Acompanhamento prévio e concomitante se mostraram práticas bem-sucedidas no Tocantins e em outros Estados, e queremos ampliar essa atuação”, declarou.
O projeto inovador que será implementado durante sua gestão é o “TCE DE OLHO”, que promete dar mais agilidade na resposta às demandas da sociedade e ampliar a transparência dos dados públicos. “Estamos desenvolvendo um trabalho que proporcionará ao cidadão a compreensão do orçamento, do gasto do dinheiro público, da arrecadação de impostos, dentre outros. Nosso compromisso é garantir um Tribunal de Contas atuante, moderno e acessível”, enfatizou o novo presidente.
Compromisso com a missão institucional
Sevilha também relembrou os 36 anos de história do TCETO e destacou que a Corte vive hoje sua fase de maturidade institucional. Para ele, é fundamental que os valores e conquistas da instituição sejam preservados e atualizados conforme as demandas da sociedade. “Precisamos deixar as vaidades de lado e defender os ideais dos nossos percursores, que sonharam e lutaram pela criação do Tocantins e de suas instituições públicas, dentre elas, o TCE”, ressaltou.
Ao encerrar seu discurso, o presidente reafirmou sua confiança na equipe do Tribunal e agradeceu pelo apoio recebido. “Sinto-me feliz com esse compromisso, pois conto com o apoio de pessoas próximas. Juntos, garantiremos um Tribunal forte, transparente e cada vez mais eficiente no cumprimento da sua missão.”
Homenagem
Como parte das comemorações dos 36 anos da TCETO, os servidores Elinete Barnabé Machado e Ranufo do Espírito Santos, foram homenageados com a Medalha do Mérito Funcional, maior honraria destinada a agraciar, exclusivamente, os servidores efetivos da Corte, pelos anos dedicados à instituição. A escolha se deu por meio de votação direta dos colegas de trabalho.
Com uma gestão voltada para a inovação e a eficiência, Alberto Sevilha assume o comando do TCETO com o desafio de aproximar ainda mais o Tribunal da sociedade, garantindo um controle externo mais ágil, transparente e comprometido com o desenvolvimento do Tocantins.
Nova composição do TCETO
Durante a cerimônia, também tomaram posse os novos membros da mesa diretora do Tribunal de Contas:
Presidente: Conselheiro Alberto Sevilha
Vice-presidente: Conselheira Doris de Miranda Coutinho
Corregedor: Conselheiro José Wagner Praxedes
Diretor do Instituto de Contas 5 de Outubro: Conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves
Ouvidor: Conselheiro Manoel Pires dos Santos
Presidente da 1ª Câmara: Conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho
Presidente da 2ª Câmara: Conselheiro Severiano Costandrade
Presenças
Participaram da solenidade de posse o governador Wanderlei Barbosa; o vice-governador, Laurez Moreira; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres; procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior; presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal; o defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; procurador-geral de Contas (MPCTO), Oziel Pereira dos Santos; conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, Michel Houat Harb, representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima; presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Luiz Antonio Guaraná; presidente do Secretariado Permanente dos Tribunais de Contas da República Argentina, conselheiro do Tribunal de Contas da Província de San Luís, Sérgio Tomás Oste; presidente da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), conselheiro presidente do TCE Rio Grande do Sul, Marco Peixoto; presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), conselheira substituta Milene Dias da Cunha; vice-prefeito da Capital, pastor Carlos Eduardo Batista Veloso; conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, Ana Laura de Miranda Coutinho, na ocasião, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins, Gedeon Batista Pitaluga Júnior; presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Diogo Borges; conselheiro do Tribunal de Contas da Província de Corrientes, na Argentina, Rubén Alfredo Ojeda; auditor-geral da Auditoria Geral da Província de Salta, na Argentina, Bud Ésper; conselheiros do TCE Rio Grande do Sul, Algir Lorenzon; Edson Brum; Iradir Pietroski; conselheiro Antônio Fernando Jorge Malheiro, TCE Acre; conselheiro aposentado do TCETO José Jamil Fernandes Martins; conselheiro substituto Francisco Evanildo de Carvalho, representando a presidente do TCE Sergipe, Susana Azevedo, conselheiros substitutos do TCETO; procuradores de contas do MPCTO, entre outras autoridades.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Wanderlei Barbosa participa da posse de Alberto Sevilha na Presidência do Tribunal de Contas do Tocantins
Leia Mais
Governador Wanderlei Barbosa visita Gurupi a convite da prefeita Josi Nunes
Leia Mais
Dólar sobe após 12 quedas e fecha a R$ 5,79 com cenário geopolítico no radar; Ibovespa avança
Leia Mais
Lula reafirma que Brasil taxará produtos dos EUA em caso de retaliação comercial
Municípios