POLÍTICA
Gleisi Hoffmann processa Gustavo Gayer no STF por injúria e difamação
Deputada pede indenização de R$ 30 mil após declarações ofensivas do parlamentar
20/03/2025
10:30
BR247
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), apresentou uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), pedindo sua condenação por difamação e injúria, além do pagamento de R$ 30 mil por danos morais.
A ação foi motivada por declarações do deputado na última semana, quando ele comparou Gleisi a uma garota de programa e insinuou que ela, seu namorado Lindbergh Farias (PT-RJ) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), formariam um “trisal”.
Na petição ao STF, os advogados da ministra afirmam que as declarações de Gayer foram “ataques diversos e ofensas desarrazoadas, temperadas com afirmações agressivas e lascivas”, com o intuito de "constranger e humilhar" Gleisi.
A defesa também argumenta que a fala do deputado não está protegida pela imunidade parlamentar, pois o exercício da função legislativa não inclui a propagação de mentiras contra adversários políticos.
🗣 "A imunidade não pode ser um escudo para ataques pessoais, especialmente quando feitos sem qualquer contexto político ou legislativo", destaca o documento.
A repercussão das declarações também levou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a afirmar que estuda representar Gustavo Gayer no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, alegando que as falas foram graves e ofensivas.
Em resposta, Gayer afirmou que sua intenção foi “denunciar e escancarar a hipocrisia da esquerda quando se trata da defesa das mulheres”. O deputado ainda declarou que não praticou nenhum crime ou ato ilícito e que apenas exerceu seu direito à liberdade de expressão.
🗣 "Tenho plena consciência de que não pratiquei nenhum crime ou ato ilícito em desfavor de qualquer pessoa", declarou o parlamentar.
A queixa-crime agora será analisada pelo STF, que decidirá se acata a denúncia contra o deputado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa suspende sorteios de loterias no feriado de Tiradentes; prêmios retornam na terça-feira (22)
Leia Mais
Veja as últimas palavras do testamento de Papa Francisco, divulgadas pelo Vaticano
Leia Mais
NOTA DE PESAR - Papa Francisco
Leia Mais
Igreja Católica entra em transição após morte do Papa Francisco: entenda os próximos passos
Municípios