Política / Justiça
PF faz operação contra prefeito de Sorocaba por desvio de recursos da saúde
Rodrigo Manga é alvo da Operação Copia e Cola, que investiga organização criminosa e esquema de lavagem de dinheiro com contratos da saúde
10/04/2025
07:10
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Copia e Cola, que tem como principal alvo o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos). A investigação apura o envolvimento de uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos destinados à área da saúde por meio de contratos com uma Organização Social (OS).
Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na residência do prefeito, que ganhou notoriedade nacional por vídeos curtos nas redes sociais destacando ações da administração municipal. Manga não se pronunciou até o momento.
Segundo a PF, as investigações começaram em 2022, a partir de indícios de irregularidades na contratação de uma Organização Social para atuar na gestão da saúde em Sorocaba. Os investigadores identificaram movimentações suspeitas, como:
Depósitos em espécie
Pagamento de boletos com origem ilícita
Negociações imobiliárias para ocultar bens
Além do desvio de recursos públicos, o grupo também é investigado por lavagem de dinheiro e fraudes em processos de contratação direta.
A operação mobilizou mais de 100 agentes federais para cumprir 28 mandados de busca e apreensão autorizados pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). As ações ocorrem em:
Cidades paulistas: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco
Bahia: Vitória da Conquista
Além das buscas, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores no total de até R$ 20 milhões, e proibiu a OS investigada de firmar novos contratos com o poder público.
Os envolvidos podem responder, conforme a participação de cada um, pelos seguintes crimes:
Corrupção passiva e ativa
Peculato
Ocultação de capitais (lavagem de dinheiro)
Frustração de licitação
Contratação direta ilegal
Na semana passada, Rodrigo Manga declarou publicamente que pretende disputar a Presidência da República em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) concorra à reeleição em São Paulo.
O espaço segue aberto para manifestação do prefeito.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Leia Mais
“Me levaram porque sou famoso”: Davi Brito se defende após detenção por suspeita de embriaguez ao volante
Municípios