Palmas (TO), Sábado, 25 de Julho de 2026

Política / Judiciário

Fachin reage a insulto de Milei contra Moraes e cobra respeito entre Brasil e Argentina

Presidente do STF classificou a declaração do argentino como desrespeitosa e incompatível com a civilidade exigida nas relações entre países.

25/07/2026

18:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, repudiou neste sábado (25) o ataque feito pelo presidente da Argentina, Javier Milei, contra o ministro Alexandre de Moraes durante a convenção nacional do PL, em São Paulo.

Em discurso no evento que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República, Milei chamou Moraes de “lixo careca”. A declaração ocorreu após o ministro negar autorização para que o argentino visitasse o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Fachin afirmou que a manifestação atingiu um integrante da mais alta instância do Judiciário brasileiro e foi feita em território nacional.

“Tomei conhecimento da declaração do presidente da Argentina sobre ministro do Supremo Tribunal Federal. Trata-se de referência desrespeitosa a magistrado da mais alta Corte do País, feita em solo brasileiro, por ato jurisdicional praticado conforme a Constituição e as leis da República Federativa do Brasil”, declarou.

O presidente do STF também ressaltou a independência do Poder Judiciário e criticou o tom adotado pelo chefe de Estado argentino.

“Ao reafirmar a plena autonomia do Judiciário brasileiro, a Presidência do STF deplora manifestações incompatíveis com a civilidade que deve caracterizar as relações entre os Estados”, completou Fachin.

Milei critica negativa de visita

Durante a convenção, Milei afirmou que pretendia encontrar Jair Bolsonaro, mas não recebeu autorização da Justiça brasileira. A defesa do ex-presidente havia encaminhado o pedido a Alexandre de Moraes na semana anterior.

“Estimado Jair, mando-lhe um abraço à distância. Tenho certeza de que, quando os obstáculos burocráticos forem superados, poderemos nos reencontrar e dar um abraço pessoalmente”, disse o argentino.

Milei também comparou a situação com as visitas recebidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o período em que esteve preso. Entre os visitantes mencionados estava o então presidente argentino Alberto Fernández.

“A Justiça brasileira não me permitiu visitar meu amigo injustamente encarcerado, quando Lula se cansou de receber dirigentes estrangeiros enquanto esteve preso”, afirmou.

O presidente argentino classificou a negativa como uma demonstração de injustiça e atribuiu a decisão a uma postura de vingança contra Bolsonaro.

Declaração aumenta tensão institucional

A manifestação de Fachin representa uma resposta institucional do STF ao discurso de Milei. Ao defender Moraes, o presidente da Corte destacou que a decisão questionada foi tomada no exercício da função jurisdicional e dentro das regras previstas pela legislação brasileira.

A fala do argentino acrescentou um ponto de tensão à convenção do PL, que reuniu governadores, parlamentares e lideranças internacionais no lançamento da candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro.

Além das críticas ao STF, Milei atacou o PT, o socialismo e o governo federal, ao mesmo tempo em que declarou apoio ao candidato do PL.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: