Brasil / Educação
MEC abre inscrições para vagas remanescentes do Fies nesta terça-feira
Candidatos têm até 29 de abril para se inscrever; resultado será divulgado no dia 6 de maio
18/04/2025
14:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira (22) as inscrições para as vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de abril, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
De acordo com o edital publicado, o resultado da pré-seleção em chamada única será divulgado em 6 de maio, com formação de lista de espera em sequência. Os pré-selecionados deverão comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das instituições de ensino nos dias 7 e 8 de maio para a comprovação das informações declaradas.
As vagas são destinadas a estudantes que atendam aos critérios acadêmicos e socioeconômicos exigidos, e que estejam aptos a concluir o primeiro semestre letivo de 2025, no curso e turno escolhidos. Para se candidatar, é necessário:
Ter participado do Enem a partir de 2010 (com nota válida);
Obter média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e nota acima de zero na redação;
Não ter participado do Enem como “treineiro”;
Possuir renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos;
Estar em condições de cumprir a frequência mínima exigida no curso.
Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas a estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Além disso, haverá reserva proporcional de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a distribuição populacional do último Censo do IBGE.
Os candidatos que se enquadram nos critérios do Fies Social poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais. A identificação será feita de forma automática pelo sistema Fies Seleção, com base nas informações do CadÚnico fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Redução da jornada de trabalho para 36 horas tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
Leia Mais
Mitos e verdades do empréstimo consignado como aproveitar os benefícios com segurança
Leia Mais
Após decisão do STF sobre maconha, governo Lula lança programa nacional de prevenção às drogas nas escolas
Municípios