Economia / Política
Haddad viaja aos EUA para atrair investimentos em data centers e fortalecer agenda econômica internacional
Ministro da Fazenda terá reuniões com big techs, participa de fórum econômico e segue para o México para ampliar relações bilaterais
03/05/2025
11:00
AGÊNCIA BRASIL
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia neste sábado (3) uma agenda internacional com foco na atração de investimentos para data centers no Brasil e no fortalecimento da política econômica brasileira junto a grandes empresas de tecnologia e autoridades internacionais. A viagem começa pela Califórnia (EUA) e, em seguida, o ministro segue para o México, retornando ao Brasil na quinta-feira (8).
Durante sua estadia nos Estados Unidos, Haddad pretende apresentar o Plano Nacional de Data Centers, que será enviado ao Congresso nas próximas semanas. A proposta prevê desoneração de bens de capital para empresas do setor de tecnologia da informação e busca posicionar o Brasil como hub sustentável de infraestrutura digital, aproveitando a alta participação de energia renovável na matriz energética nacional.
O primeiro compromisso será neste domingo (4) em um jantar privado com investidores internacionais, promovido pelo Instituto Milken, em Los Angeles. Na segunda-feira (5), Haddad participa de painel econômico fechado com empresários e economistas dos EUA e depois concede uma entrevista pública ao lado da vice-presidente do Instituto, Laura Lacey.
Ainda na segunda, o ministro se reúne com Ruth Porat, CFO do Google, e com Jensen Huang, CEO da Nvidia, além de visitar a sede da empresa. Na terça-feira (6), em San José, participa de uma mesa-redonda com cerca de 40 executivos de tecnologia, promovida pela Amcham Brasil, e mantém agenda com executivos da Amazon.
“Somos deficitários na balança de serviços e contratamos 60% da nossa TI fora do país. O novo plano busca mudar esse cenário e atrair investimentos que fiquem no Brasil”, disse Haddad em entrevista recente.
Haddad chega à Cidade do México na noite de terça-feira (6). Na manhã de quarta (7), participa de café da manhã com brasileiros que atuam em empresas locais e multinacionais e depois se reúne com o secretário da Fazenda e Crédito Público mexicano, Edgar Amador Zamorra.
A pauta inclui a discussão de estratégias conjuntas de desenvolvimento e globalização sustentável, em linha com os compromissos firmados entre os presidentes Lula e Claudia Sheinbaum durante a conferência da Celac em Honduras.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lady Gaga emociona 2,1 milhões em show histórico na Praia de Copacabana
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 20 milhões
Leia Mais
Janja cumpre agenda cultural e educacional na Rússia antes da chegada de Lula
Leia Mais
Mega-Sena pode pagar R$ 11 milhões neste sábado; veja como apostar
Municípios