Economia / Previdência Social
INSS notifica 9 milhões de aposentados sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira (13)
Consulta será feita exclusivamente pelo Meu INSS; devoluções poderão ser solicitadas a partir de quarta-feira (14)
13/05/2025
07:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A partir desta terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas começam a ser notificados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre descontos não autorizados realizados por associações e sindicatos em seus benefícios. Os avisos serão enviados exclusivamente pelo aplicativo ou site do Meu INSS, mediante login com conta Gov.br.
A medida faz parte de um esforço para identificar e devolver valores indevidos, cobrados entre março de 2020 e março de 2025. A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários poderão solicitar a devolução dos valores, também pelo Meu INSS.
“Na primeira etapa, o sistema mostrará apenas que houve desconto associativo. A partir de quarta-feira, será possível verificar o valor e abrir o pedido de reembolso”, explicou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
A mensagem será exibida no site ou app Meu INSS, acessível apenas com login Gov.br (nível prata ou ouro)
Também é possível buscar informações pela Central 135, por telefone
⚠️ O INSS não envia mensagens por WhatsApp, e-mail ou SMS solicitando dados — essas abordagens são tentativas de golpe
A partir desta terça-feira, 13 de maio, o segurado poderá informar que não autorizou os débitos e solicitar a devolução. O INSS abrirá um processo com a entidade envolvida, que terá 15 dias úteis para comprovar a autorização.
Se a entidade não apresentar provas, deverá reembolsar o valor ao INSS, que repassará ao beneficiário por folha suplementar, diretamente na conta usada para o pagamento do benefício
Se a entidade não pagar, a situação será encaminhada à AGU (Advocacia-Geral da União) para cobrança
📌 O aposentado não deve assinar ou enviar documentos a essas entidades neste momento.
O valor será depositado na conta em que o benefício é recebido
Pix não será utilizado
O governo estuda parcerias com agências dos Correios e da Caixa Econômica Federal para reforçar o atendimento aos beneficiários
Baixe o aplicativo Meu INSS na loja do seu celular
Clique em “Entrar com Gov.br”
Faça login com CPF e senha
Após autorizar o uso dos dados, acesse os serviços disponíveis
Quem ainda não tem conta Gov.br pode se cadastrar no site gov.br/governodigital ou pelo aplicativo. O reconhecimento facial pelo app é a forma mais prática de subir o nível de segurança da conta.
Verificação com biometria do Denatran, internet banking ou Sigepe (servidores)
Exige reconhecimento facial via app, validado na base da Justiça Eleitoral
Valores devem ter sido descontados entre março de 2020 e março de 2025
Não há limite de tempo da aposentadoria para solicitar
A regra de prescrição permite reembolso de valores de até 5 anos anteriores ao pedido
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Municípios