Política / Internacional
Pepe Mujica está em estado terminal e recebe cuidados paliativos no Uruguai
Aos 88 anos, ex-presidente enfrenta câncer avançado no esôfago; esposa Lucía Topolansky diz que estará com ele até o fim
13/05/2025
07:30
DA REDAÇÃO
© Ricardo Stuckert / Instituto Lula
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, de 88 anos, encontra-se em estado terminal devido a um câncer no esôfago. A informação foi confirmada por sua esposa, a também ex-vice-presidente Lucía Topolansky, em entrevista ao jornal La Diaria. Segundo ela, o tratamento agora é exclusivamente paliativo, com foco em garantir conforto, alívio da dor e tranquilidade.
Desde que revelou a doença em janeiro deste ano, Mujica tem enfrentado uma progressiva deterioração de seu estado de saúde. No último domingo (11), o ex-presidente não compareceu às eleições departamentais do país. Lucía explicou que chegaram a considerar levá-lo para votar, mas os médicos recomendaram que ele permanecesse em casa. “Sair de carro já era demais para ele”, relatou.
“Estamos juntos há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim. Foi o que prometi”, afirmou Lucía, destacando a tentativa da família de preservar a privacidade, apesar da notoriedade de Mujica: “Com uma figura como o Pepe, é quase impossível”.
O atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, visitou Mujica na última quinta-feira (9). Em entrevista coletiva, Orsi confirmou que o estado de saúde do ex-presidente é “delicado”, mas ressaltou que sua lucidez e sabedoria continuam sendo uma inspiração:
“Ele continua sendo muito útil nessas conversas. Você passa uma hora, duas, e sai com uma riqueza de ideias que nos são muito necessárias.”
Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 e ficou mundialmente conhecido por seu estilo de vida austero e posições progressistas. Ex-guerrilheiro tupamaro, passou mais de uma década preso durante a ditadura militar antes de retornar à vida política. Sua figura carismática e discursos voltados à simplicidade e solidariedade o tornaram um dos líderes mais admirados da América Latina.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Escritório de Flávio Bolsonaro emitiu R$ 1,5 milhão em notas para empresas ligadas ao Caso Master
Leia Mais
Flávio Bolsonaro afirma confiar nas urnas, mas não esclarece declaração sobre a Smartmatic
Leia Mais
Edinho Silva acusa Flávio Bolsonaro de repetir estratégia de Jair contra urnas eletrônicas
Leia Mais
Parreira completa 35 dias na UTI com quadro grave após inflamação pulmonar
Municípios