Educação / Fies
MEC divulga lista de espera do Fies 2025: pré-selecionados devem confirmar documentação até 22 de maio
Estudantes devem comparecer à CPSA da instituição e validar dados junto ao agente financeiro para efetivar financiamento
15/05/2025
15:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (15) o resultado da lista de espera das vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o primeiro semestre de 2025. Os candidatos pré-selecionados devem realizar os procedimentos de comprovação de informações até o dia 22 de maio. A consulta ao resultado está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A participação na lista de espera é automática para quem não foi convocado na chamada única. O estudante pré-selecionado deve comparecer em até dois dias úteis à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição para validar as informações declaradas. Em seguida, deve procurar um agente financeiro para formalizar a contratação do financiamento.
Até 2 dias úteis após a pré-seleção: comparecimento à CPSA da instituição de ensino;
Até 10 dias após o 3º dia útil da validação na CPSA: apresentação de documentação ao agente financeiro (Caixa ou Banco do Brasil);
Formas de entrega: documentos físicos ou digitais, conforme previsto no Edital nº 7/2025.
As vagas remanescentes são aquelas não preenchidas durante as chamadas regulares. Do total, 50% são reservadas ao público com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, inscritos no CadÚnico, dentro do Fies Social. Também há reserva de vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, de acordo com o último Censo do IBGE na região onde a instituição está localizada.
Para os beneficiários do Fies Social, é possível financiar até 100% dos encargos educacionais. Eles são identificados automaticamente pelo sistema, com base em dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Candidatos com deficiência devem apresentar laudo médico com descrição do tipo e grau da condição, conforme a CID (Classificação Internacional de Doenças).
O MEC reforça que todos os pré-selecionados devem seguir rigorosamente os prazos e instruções estabelecidos no edital, sob risco de perderem a oportunidade de contratar o financiamento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF revela áudios de agente que planejava prender Moraes e esperava “canetada” de Bolsonaro para agir
Leia Mais
Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF pela segunda vez
Leia Mais
Influenciadora mexicana é assassinada durante transmissão ao vivo no TikTok
Leia Mais
INSS alerta sobre perfil falso no Instagram usado por golpistas para enganar aposentados
Municípios