Política
Alckmin critica Eduardo Bolsonaro após reunião nos EUA: “É lamentável que brasileiros continuem trabalhando contra o Brasil”
Encontro do deputado com autoridades americanas coincidiu com cancelamento de negociação oficial entre Haddad e o Tesouro dos EUA
17/08/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reagiu neste sábado (16) à viagem do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aos Estados Unidos. Questionado sobre o tema, Alckmin afirmou ser “lamentável que brasileiros continuem trabalhando contra o Brasil”, em referência ao encontro do parlamentar com autoridades em Washington.
Eduardo Bolsonaro declarou ter se reunido com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, na última quarta-feira (13). O encontro contou também com a presença do blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A reunião ocorreu no mesmo dia em que estava marcada uma videoconferência entre Fernando Haddad e Bessent, para tratar da taxação de 50% sobre produtos brasileiros determinada pelo governo de Donald Trump. O compromisso oficial foi cancelado dois dias antes, frustrando a tentativa de negociação do governo brasileiro.
Segundo Haddad, o cancelamento foi informado por e-mail, um ou dois dias após ele anunciar à imprensa que teria a reunião. Para o governo, a movimentação paralela de Eduardo Bolsonaro atrapalha as negociações em meio à crise gerada pelo chamado “tarifaço de Trump”, que atinge diretamente setores exportadores do Brasil.
A fala de Alckmin evidencia o desconforto do Planalto com ações de opositores no exterior em meio a um contexto de forte pressão econômica.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Associação em MS obtém autorização judicial para produzir e distribuir cannabis medicinal
Leia Mais
Diogo Nogueira revela alívio ao descobrir que Paolla Oliveira não é bolsonarista
Leia Mais
Em recado a Trump, Lula afirma que planta “comida, não ódio”
Leia Mais
As chances de Hugo Motta visitar Bolsonaro em prisão domiciliar
Municípios