Palmas (TO), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Política Nacional

Articulação de governadores de direita irrita clã Bolsonaro e expõe racha no campo conservador

Carlos e Eduardo Bolsonaro criticam Tarcísio, Zema e outros nomes por agendas eleitorais em meio à prisão domiciliar do ex-presidente

19/08/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A movimentação política de governadores de direita considerados presidenciáveis tem gerado tensão no bolsonarismo. Após eventos de caráter eleitoral, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) publicou, no último domingo (17), um texto nas redes sociais chamando de “ratos” e “cúmplices covardes” os chamados “governadores democráticos”. A mensagem foi compartilhada por seu irmão, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e interpretada como recado direto a lideranças como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Romeu Zema (Novo-MG).

Irritação no núcleo bolsonarista

Aliados próximos de Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar desde 4 de agosto, enxergam nas críticas dos filhos do ex-presidente uma reação à postura dos governadores, que vêm ganhando protagonismo em agendas políticas sem menções diretas ao líder do PL.

O pastor Silas Malafaia, aliado histórico de Bolsonaro, reforçou o tom de Carlos:

“Você acha que essa é a hora de alguém se lançar candidato quando um ex-presidente, sem culpa de crime nenhum, está em prisão domiciliar? É hora de alguém arvorar alguma coisa? Por isso que o filho de Bolsonaro, com muita razão, se posicionou.”

Malafaia criticou ainda a ausência de ataques diretos ao ministro do STF Alexandre de Moraes, responsável pelos processos contra o ex-presidente:

“Ele [Carlos] está indignado porque está vendo o pai definhando, doente, e não tem uma reação dura contra Alexandre de Moraes.”

Agenda dos governadores

O incômodo cresceu após uma série de eventos recentes:

  • 13 de agosto – no encontro do BTG Pactual em São Paulo, Tarcísio, Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR) criticaram Lula e o PT, mas não citaram Bolsonaro nem Moraes.

  • 16 de agostoRomeu Zema lançou oficialmente sua pré-candidatura à Presidência, com ataques ao governo petista, mas sem menções ao ex-presidente.

  • Agosto – Tarcísio intensificou encontros com investidores e empresários, incluindo reuniões com executivos do Bank of America, do Goldman Sachs e até na casa do cantor Latino, para discutir cenário político e econômico.

Pressão por “anistia” e críticas internas

Para a ala mais radical do bolsonarismo, governadores e presidenciáveis deveriam adotar a tese de que “eleição sem Bolsonaro é golpe” e colocar a anistia dos envolvidos no 8 de janeiro de 2023 como pauta central, além de atacar diretamente Moraes.

O vice-prefeito de São Paulo, coronel Mello Araújo, também aliado de Bolsonaro, comparou o tratamento dado ao ex-presidente ao caso de Lula:

“Estão, literalmente, enterrando vivo nosso presidente. O outro [Lula] estava condenado, tiraram da cadeia e colocaram no jogo. O nosso nem condenação possui e estão atropelando.”

O recado de Carlos Bolsonaro

No texto publicado no X (antigo Twitter), Carlos acusou governadores de direita de quererem apenas herdar o espólio político de Bolsonaro:

“A verdade é dura: todos vocês se comportam como ratos, sacrificam o povo pelo poder e não são em nada diferentes dos petistas que dizem combater.”

O vereador descreveu o pai como “preso, doente e sendo lentamente assassinado”, criticou líderes que seguem orientações do “mercado” e acusou-os de oportunismo:

“Querem apenas herdar o espólio de Bolsonaro, se encostando nele de forma vergonhosa e patética.”

Contexto

  • Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação de Alexandre de Moraes e será julgado em setembro no STF por suposta tentativa de golpe de Estado.

  • O movimento de governadores de direita em agendas eleitorais evidencia o racha na direita e fragiliza a centralidade do ex-presidente no campo conservador.

  • Tarcísio, Caiado, Ratinho Jr. e Zema são citados como nomes competitivos para 2026, enquanto Bolsonaro segue inelegível.


    Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

    Últimas Notícias

    Veja Mais

    Envie Sua Notícia

    Envie pelo site

    Envie pelo Whatsapp

    Municípios

    Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

    PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

    Site desenvolvido por: