Política Internacional
Trump decide mudar nome do Pentágono para “Departamento de Guerra”
Ordem executiva será assinada nesta sexta-feira e resgata denominação usada nos EUA até 1947
05/09/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que assinará nesta sexta-feira (5) uma ordem executiva para alterar a nomenclatura do Departamento de Defesa, sediado no Pentágono, que passará a ter também a designação de “Departamento de Guerra”. A medida prevê ainda a criação do cargo de secretário de Guerra, a ser ocupado pelo atual secretário de Defesa, Pete Hegseth.
A decisão foi confirmada pela Casa Branca à emissora Fox News, após Trump defender que o novo nome tem “um som mais forte” e está em sintonia com a história norte-americana.
“Por que somos apenas ‘Defesa’? Antigamente, era chamado de Departamento de Guerra, e tinha um som mais forte. Soa melhor”, disse Trump, em referência ao período das duas guerras mundiais.
O Departamento de Guerra foi criado em 1789, durante o governo de George Washington, e permaneceu ativo até 1947, quando foi reorganizado pelo presidente Harry Truman. Dois anos depois, em 1949, passou a ser oficialmente chamado de Departamento de Defesa, nomenclatura mantida por mais de 75 anos.
Na quinta-feira (4), Hegseth antecipou a possibilidade da mudança em entrevista à CNN.
“As palavras importam. Os títulos importam. As culturas importam. E George Washington fundou o Departamento de Guerra. Veremos”, declarou.
Trump já havia manifestado intenção de promover a alteração em 25 de agosto, durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca. Além de argumentar sobre o “peso histórico” da expressão, o republicano afirmou que deseja um país preparado não apenas para se defender, mas também para “passar à ofensiva”.
Apesar da mudança simbólica, Trump ressaltou que continua comprometido com esforços diplomáticos para mediar cessar-fogos e tréguas em conflitos internacionais, citando exemplos como as negociações entre Índia e Paquistão e entre Armênia e Azerbaijão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Um mês após transferência para a Papudinha, Bolsonaro mantém articulação política de dentro da prisão
Leia Mais
Radares com Inteligência Artificial registram mais de 20 mil infrações em cinco meses no Brasil
Leia Mais
Relatório da PF aponta repasses de R$ 35 milhões ligados a resort que teve Toffoli como sócio
Leia Mais
Perfis falsos divulgam cartas atribuídas à mãe após tragédia familiar em Itumbiara
Municípios