Palmas (TO), Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025

Política Internacional

Trump decide mudar nome do Pentágono para “Departamento de Guerra”

Ordem executiva será assinada nesta sexta-feira e resgata denominação usada nos EUA até 1947

05/09/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que assinará nesta sexta-feira (5) uma ordem executiva para alterar a nomenclatura do Departamento de Defesa, sediado no Pentágono, que passará a ter também a designação de “Departamento de Guerra”. A medida prevê ainda a criação do cargo de secretário de Guerra, a ser ocupado pelo atual secretário de Defesa, Pete Hegseth.

A decisão foi confirmada pela Casa Branca à emissora Fox News, após Trump defender que o novo nome tem “um som mais forte” e está em sintonia com a história norte-americana.

“Por que somos apenas ‘Defesa’? Antigamente, era chamado de Departamento de Guerra, e tinha um som mais forte. Soa melhor”, disse Trump, em referência ao período das duas guerras mundiais.

Origem histórica

O Departamento de Guerra foi criado em 1789, durante o governo de George Washington, e permaneceu ativo até 1947, quando foi reorganizado pelo presidente Harry Truman. Dois anos depois, em 1949, passou a ser oficialmente chamado de Departamento de Defesa, nomenclatura mantida por mais de 75 anos.

Declarações de Hegseth

Na quinta-feira (4), Hegseth antecipou a possibilidade da mudança em entrevista à CNN.

“As palavras importam. Os títulos importam. As culturas importam. E George Washington fundou o Departamento de Guerra. Veremos”, declarou.

Contexto político

Trump já havia manifestado intenção de promover a alteração em 25 de agosto, durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca. Além de argumentar sobre o “peso histórico” da expressão, o republicano afirmou que deseja um país preparado não apenas para se defender, mas também para “passar à ofensiva”.

Apesar da mudança simbólica, Trump ressaltou que continua comprometido com esforços diplomáticos para mediar cessar-fogos e tréguas em conflitos internacionais, citando exemplos como as negociações entre Índia e Paquistão e entre Armênia e Azerbaijão.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: