Política / Governo do Estado
Governo do Tocantins promove Formação Continuada para professores da Educação Profissional em todos os 139 municípios
Capacitação integra o programa Profissão Estudante e fortalece políticas de ensino técnico como caminho para inserção dos jovens no mercado de trabalho
05/09/2025
11:00
DA REDAÇÃO
Professores dos 139 municípios e técnicos da rede estadual participam de Formação Continuada da Educação Profissional em Palmas - Foto: Nilson Chaves/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza nesta quinta e sexta-feira (4 e 5) a Formação Continuada da Educação Profissional, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória, em Palmas. O encontro reúne professores, técnicos e coordenadores das escolas estaduais dos 139 municípios, com carga horária de 20 horas, e tem como tema “Impulsionando a Educação Profissional Técnica no Tocantins”.
A iniciativa faz parte do programa Profissão Estudante, que possibilita ao jovem concluir o ensino médio com formação técnica, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho. A proposta também contribui para o cumprimento das metas 9, 15 e 20 do Plano Estadual de Educação (PEE/TO 2015-2025), voltadas à expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), à qualificação permanente dos educadores e ao fortalecimento da formação de jovens e adultos.
“A EPT é uma porta de possibilidades para o estudante, que pode se profissionalizar ainda durante o ensino médio. Essa é a realidade da maioria dos nossos jovens da rede pública, que precisam trabalhar. Nós temos o papel de auxiliar esses alunos a reconhecerem as oportunidades dentro de seus contextos sociais”, destacou Celestina Maria de Souza, superintendente de Educação Básica da Seduc.
A programação articula teoria e prática, incentivando a troca de experiências entre os profissionais. Entre os tópicos abordados estão:
Integração do ensino médio com a educação profissional;
Legislação vigente e documentos orientadores;
Implantação de cursos técnicos articulados a arranjos produtivos locais;
Integração curricular;
Práticas pedagógicas inovadoras;
Projetos integradores e articulação com o mercado de trabalho.
O professor Wendel Bezerra, do curso técnico em agroecologia da Escola Família Agrícola Padre Josimo, em Esperantina, destacou que a educação profissional é “um modelo mais completo, que prepara o estudante para a vida e para o trabalho”.
Já o professor Arliton Martins, do curso técnico em agronegócio do Colégio Estadual Vereador Pedro Xavier Teixeira, de Nova Rosalândia, ressaltou que a formação “dá suporte direto para a melhoria da prática docente” e chega em um momento em que a EPT está em expansão no Brasil.
O programa Profissão Estudante conta com apoio da Fundação Itaú Educação e Trabalho, do Senai e do Senac, parceiros no desenvolvimento de políticas públicas para o setor.
Para o consultor da Fundação Itaú, Paulo Cunha, o Tocantins acompanha a tendência nacional de fortalecimento da EPT.
“A educação profissional transforma vidas e contextos sociais. Nosso papel é apoiar as redes de ensino para estruturar a EPT conforme as demandas locais”, afirmou.
A gerente de Educação Profissional da Seduc, Aurimar Batista da Cruz, reforçou o caráter estratégico do encontro:
“Estamos diante de novos desafios. Essa formação é um passo decisivo na valorização dos nossos educadores e na construção coletiva de uma educação transformadora no Tocantins.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula faz exames e passará por cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Leia Mais
Ratinho Jr. defende indulto a Bolsonaro e evidencia racha interno no PSD sobre anistia
Leia Mais
Toffoli retira sigilo de depoimentos no inquérito que apura fraudes bilionárias no Banco Master
Leia Mais
Malafaia pede ao STF rejeição de denúncia por ofensas ao comando do Exército
Municípios