Política / Governo do Estado
Governo do Tocantins promove Formação Continuada para professores da Educação Profissional em todos os 139 municípios
Capacitação integra o programa Profissão Estudante e fortalece políticas de ensino técnico como caminho para inserção dos jovens no mercado de trabalho
05/09/2025
11:00
DA REDAÇÃO
Professores dos 139 municípios e técnicos da rede estadual participam de Formação Continuada da Educação Profissional em Palmas - Foto: Nilson Chaves/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza nesta quinta e sexta-feira (4 e 5) a Formação Continuada da Educação Profissional, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória, em Palmas. O encontro reúne professores, técnicos e coordenadores das escolas estaduais dos 139 municípios, com carga horária de 20 horas, e tem como tema “Impulsionando a Educação Profissional Técnica no Tocantins”.
A iniciativa faz parte do programa Profissão Estudante, que possibilita ao jovem concluir o ensino médio com formação técnica, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho. A proposta também contribui para o cumprimento das metas 9, 15 e 20 do Plano Estadual de Educação (PEE/TO 2015-2025), voltadas à expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), à qualificação permanente dos educadores e ao fortalecimento da formação de jovens e adultos.
“A EPT é uma porta de possibilidades para o estudante, que pode se profissionalizar ainda durante o ensino médio. Essa é a realidade da maioria dos nossos jovens da rede pública, que precisam trabalhar. Nós temos o papel de auxiliar esses alunos a reconhecerem as oportunidades dentro de seus contextos sociais”, destacou Celestina Maria de Souza, superintendente de Educação Básica da Seduc.
A programação articula teoria e prática, incentivando a troca de experiências entre os profissionais. Entre os tópicos abordados estão:
Integração do ensino médio com a educação profissional;
Legislação vigente e documentos orientadores;
Implantação de cursos técnicos articulados a arranjos produtivos locais;
Integração curricular;
Práticas pedagógicas inovadoras;
Projetos integradores e articulação com o mercado de trabalho.
O professor Wendel Bezerra, do curso técnico em agroecologia da Escola Família Agrícola Padre Josimo, em Esperantina, destacou que a educação profissional é “um modelo mais completo, que prepara o estudante para a vida e para o trabalho”.
Já o professor Arliton Martins, do curso técnico em agronegócio do Colégio Estadual Vereador Pedro Xavier Teixeira, de Nova Rosalândia, ressaltou que a formação “dá suporte direto para a melhoria da prática docente” e chega em um momento em que a EPT está em expansão no Brasil.
O programa Profissão Estudante conta com apoio da Fundação Itaú Educação e Trabalho, do Senai e do Senac, parceiros no desenvolvimento de políticas públicas para o setor.
Para o consultor da Fundação Itaú, Paulo Cunha, o Tocantins acompanha a tendência nacional de fortalecimento da EPT.
“A educação profissional transforma vidas e contextos sociais. Nosso papel é apoiar as redes de ensino para estruturar a EPT conforme as demandas locais”, afirmou.
A gerente de Educação Profissional da Seduc, Aurimar Batista da Cruz, reforçou o caráter estratégico do encontro:
“Estamos diante de novos desafios. Essa formação é um passo decisivo na valorização dos nossos educadores e na construção coletiva de uma educação transformadora no Tocantins.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Galípolo minimiza risco da Lei Magnitsky ao sistema financeiro e BC endurece regras para instituições de pagamento
Leia Mais
Moraes pede sessão extra no STF para acelerar julgamento de Bolsonaro e aliados
Leia Mais
Prefeitura de Palmas garante fiscalização sanitária e assistência médica durante Festival Gastronômico de Taquaruçu
Leia Mais
Laurez Moreira nomeia César Hanna Halum para Agricultura e Josué Pereira de Amorim para Procuradoria-Geral do Tocantins
Municípios