Política Internacional
NYT revela que comandos dos EUA mataram civis norte-coreanos em missão fracassada
Operação secreta aprovada por Donald Trump em 2019 teria resultado na morte de pescadores durante tentativa de espionagem na Coreia do Norte
05/09/2025
16:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O jornal norte-americano New York Times publicou, nesta sexta-feira (5), uma reportagem investigativa que aponta que agentes das forças especiais da Marinha dos Estados Unidos, os Navy SEALs, teriam matado civis norte-coreanos durante uma missão fracassada em 2019. O objetivo da operação secreta era instalar um dispositivo de escuta em território da Coreia do Norte, país que mantém um dos programas nucleares mais fechados do mundo.
Segundo o NYT, a operação foi aprovada pelo então presidente Donald Trump durante o período de negociações de alto risco com o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Fontes militares e ex-agentes, que falaram sob anonimato, relataram que a ação terminou de forma trágica após os comandos norte-americanos serem surpreendidos por civis locais.
Os pescadores, que recolhiam mariscos na região, teriam se deparado acidentalmente com os militares dos EUA. Ao serem identificados, os agentes abriram fogo contra o grupo, matando todos os presentes no pequeno barco pesqueiro. O número exato de vítimas não foi divulgado.
De acordo com a reportagem, uma revisão confidencial do Pentágono considerou os assassinatos como “justificados” dentro das regras de engajamento das forças armadas.
O episódio ocorreu no mesmo período em que Trump buscava negociar com Kim Jong-un um acordo para encerrar o programa nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte. As conversas, no entanto, não avançaram.
Procurados pelo NYT, a Casa Branca, o Pentágono e a Embaixada dos EUA em Seul não comentaram o caso.
O episódio, caso confirmado, deve reacender debates sobre a atuação dos Estados Unidos em operações secretas durante períodos de negociação diplomática.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Um mês após transferência para a Papudinha, Bolsonaro mantém articulação política de dentro da prisão
Leia Mais
Radares com Inteligência Artificial registram mais de 20 mil infrações em cinco meses no Brasil
Leia Mais
Relatório da PF aponta repasses de R$ 35 milhões ligados a resort que teve Toffoli como sócio
Leia Mais
Perfis falsos divulgam cartas atribuídas à mãe após tragédia familiar em Itumbiara
Municípios