Ação judicial
Michelle Bolsonaro processa Joice Hasselmann por declarações em podcast
Ex-primeira-dama pede indenização por danos morais após ser chamada de “amante”; Justiça negou pedido de retirada imediata do vídeo
29/09/2025
16:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acionou a Justiça contra a ex-deputada Joice Hasselmann, o podcaster Pedro Mendonça e o Google Brasil. O processo foi motivado por declarações feitas por Joice durante uma entrevista transmitida pelo YouTube, em que afirmou que Michelle teria sido amante de Jair Bolsonaro e fez comentários sobre familiares da ex-primeira-dama.
Na ação, Michelle pede indenização por danos morais. A defesa também solicitou, em caráter de urgência, a retirada dos vídeos com as falas, mas o pedido foi negado.
Durante a entrevista, Joice — que já foi aliada próxima da família Bolsonaro e, após rompimento, passou a tecer críticas públicas — disse:
“Michelle é um horror. É de baixíssimo nível. Vem de uma família de baixíssimo nível, com a mãe processada, a avó presa por tráfico, tios presos. Ela mesma teve um caso com o [Jair] Bolsonaro enquanto o Bolsonaro era casado com outra. Então, ela era amante do Bolsonaro. A crentinha era amante do Bolsonaro.”
Em outro momento, a ex-parlamentar afirmou que Bolsonaro seria um “falso cristão”:
“Ele se incomodava com os evangélicos. Fazia questão de dizer que era católico e não evangélico. (…) A verdade é que ele não é evangélico, não crê. Ele só acredita na família dele e no que pode tirar de vantagem.”
O caso foi analisado pela 17ª Vara Cível de Brasília, que negou o pedido de retirada imediata do conteúdo.
Na decisão, o juiz destacou que, embora Michelle não ocupe cargo público atualmente, é considerada pessoa pública, o que implica “natural mitigação” da vida privada diante da liberdade de expressão e do direito à crítica.
“Assim, eventual excesso no exercício do direito à liberdade de expressão deve ser analisado após o contraditório e a instrução processual. Ante o exposto, indefiro o pedido de tutela de urgência”, registrou o magistrado.
Michelle Bolsonaro não se manifestou publicamente até o momento.
O processo segue em andamento para análise de mérito sobre eventuais excessos e possibilidade de indenização.
A disputa amplia o embate entre ex-aliados políticos, agora em campo judicial.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bruno Fernandes tem cinco dias para regularizar livramento condicional ou poderá ser preso novamente
Leia Mais
Anvisa registra seis mortes suspeitas por pancreatite ligadas a canetas emagrecedoras no Brasil
Leia Mais
Adolescente agredido por ex-piloto Pedro Turra morre após 16 dias internado no DF
Leia Mais
IPVA não é obrigatório para todos; veja quem pode obter isenção e como solicitar
Municípios