Política / Justiça
Fachin autoriza Fux a integrar Segunda Turma do STF
Ministro deixa colegiado responsável pela trama golpista e passa a ocupar vaga deixada por Luís Roberto Barroso
22/10/2025
17:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, autorizou nesta quarta-feira (22) a transferência do ministro Luiz Fux para a Segunda Turma da Corte.
O pedido de mudança foi feito pelo próprio Fux na terça-feira (21) e ocorre após a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso, que abriu a vaga no colegiado. Se tivesse permanecido na Corte, Barroso integraria a Segunda Turma, responsável por julgar ações penais e habeas corpus de grande repercussão.
Com a decisão, a Primeira Turma, da qual Fux fazia parte, ficará temporariamente com quatro ministros, até que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indique o sucessor de Barroso. A cadeira deve ser preenchida após a análise e aprovação do novo nome pelo Senado Federal.
A Segunda Turma do STF passa a ser composta agora pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux.
A mudança ocorre após semanas de tensão interna na Primeira Turma, especialmente depois de Fux divergir dos colegas ao votar pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento do núcleo crucial da trama golpista. Nos bastidores, a decisão foi vista como uma tentativa de restabelecer o equilíbrio institucional e reduzir o desgaste entre os ministros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bruno Fernandes tem cinco dias para regularizar livramento condicional ou poderá ser preso novamente
Leia Mais
Anvisa registra seis mortes suspeitas por pancreatite ligadas a canetas emagrecedoras no Brasil
Leia Mais
Adolescente agredido por ex-piloto Pedro Turra morre após 16 dias internado no DF
Leia Mais
IPVA não é obrigatório para todos; veja quem pode obter isenção e como solicitar
Municípios