Economia / Meio Ambiente
Suzano, Tencent e Ecofuturo fecham parceria na COP30 para ampliar conservação e educação ambiental com uso de inteligência artificial
Acordo prevê monitoramento da biodiversidade por IA e criação de plataformas digitais para engajar o público em ações de proteção ambiental no Brasil e na China
19/11/2025
08:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Suzano, maior produtora mundial de celulose, anunciou na COP30, em Belém (PA), a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a gigante chinesa de tecnologia Tencent e o Instituto Ecofuturo. A parceria unirá manejo florestal sustentável, tecnologia digital avançada e educação ambiental para impulsionar novas formas de engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade.
O acordo prevê ações conjuntas no Brasil e na China, com foco no uso de inteligência artificial, criação de plataformas digitais interativas e desenvolvimento de programas imersivos de educação.
A primeira iniciativa da parceria será um projeto piloto que utilizará ferramentas de IA desenvolvidas pela Tencent, capazes de reconhecer espécies de animais de forma automática. O recurso será usado para monitorar a biodiversidade no Parque das Neblinas e em outras áreas de conservação geridas pelo Ecofuturo.
Além disso, as organizações irão desenvolver plataformas digitais de educação ambiental e experiências interativas para ampliar o conhecimento do público e aproximar a sociedade dos temas ligados à biodiversidade.
“A perda da biodiversidade é um dos maiores desafios globais. Esta parceria combina forças complementares para gerar engajamento público e criar transformações duradouras”, afirmou Malu Paiva, Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade, Comunicação e Marca da Suzano.
A executiva destacou ainda que a iniciativa tem potencial de ser replicada nos 1,1 milhão de hectares de áreas de conservação protegidas pela Suzano nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Para a Tencent, a colaboração reforça a missão de unir inovação tecnológica e impacto socioambiental positivo.
“A tecnologia pode redefinir nossa relação com a natureza. Ao combinar nossa expertise digital com o trabalho de campo da Suzano e do Ecofuturo, queremos transformar inovações em ferramentas práticas de conservação”, destacou Xu Hao, Vice-Presidente da Tencent Sustainable Social Value.
O Instituto Ecofuturo, criado pela Suzano em 1999, reforça que a parceria permitirá ampliar o alcance de seus programas de educação e conservação.
“Há décadas conectamos pessoas à natureza por meio da educação. Esta parceria nos permite usar tecnologia para inspirar novas gerações e fortalecer a proteção da biodiversidade”, afirmou Valeria Blos, Diretora Geral do Ecofuturo.
O Instituto é responsável pela gestão do Parque das Neblinas, área de 7 mil hectares reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que abriga mais de 1.300 espécies identificadas, incluindo 41 ameaçadas de extinção.
Maior produtora mundial de celulose e uma das principais fabricantes de papéis da América Latina, atua com inovação sustentável há mais de 100 anos. Seus produtos, feitos a partir de matéria-prima renovável, chegam a 2 bilhões de pessoas.
Multinacional de tecnologia fundada em 1998, líder global em comunicações, entretenimento e soluções digitais. Atua com a missão de gerar “Tecnologia para o Bem”, com sede em Shenzhen.
Organização sem fins lucrativos dedicada à conservação e educação ambiental. Gerencia áreas naturais como o Parque das Neblinas e promove ações de pesquisa, conscientização e restauração ambiental.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Diabetes afeta a saúde bucal e pode prejudicar a estética do sorriso, alerta especialista da Oral Sin
Leia Mais
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4 nesta quarta-feira (19)
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 19
Leia Mais
Câmara dos Deputados aprova Projeto Antifacção para endurecer o combate ao crime organizado
Municípios