 |
©JHONATAS MIRANDA |
A Secretaria de Saúde de Miracema do Tocantins, por meio do Programa de Controle do Tabagismo do Município de Miracema do Tocantins, coordenado pela enfermeira Ana Flávia Uchôa Brito e pela odontóloga Beth, realizou na manhã desta quinta-feira, 29, uma ação com foco na conscientização sobre os riscos do uso do cigarro e também dar orientações para o tratamento daqueles que desejam abandonar o vício, mas precisam de ajuda. A blitz educativa aconteceu na Avenida Tocantins, próximo à Loja Mega. Foram distribuídos 400 panfletos para os motoristas.
De acordo com a enfermeira Ana Flavia Uchôa Brito, o fumo pode oferecer riscos para o fumante e para quem está próximo. “O fumo pode provocar uma série de doenças graves, como câncer e complicações no pulmão. Quem fica próximo é o chamado fumante passivo, que também pode sofrer as mesmas consequências”, afirmou.
A Secretaria de Saúde de Miracema do Tocantins oferece tratamento gratuito para os que desejam abandonar o vício. Segundo Ana Flavia Uchôa Brito, o tratamento é gratuito e realizado por equipes capacitadas. “Os interessados em abandonar o vício com auxílio de profissionais devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da residência”, finalizou.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, foi criado em 1986, pela Lei Federal 7.488/86. A ação tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Por: Jhonatas Miranda


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.