A ação visa discutir e implementar melhorias no trabalho desenvolvido na área da Educação nas unidades prisionais
 |
| O Seminário visa discutir e implementar melhorias no trabalho desenvolvido na área da Educação nas unidades prisionais ©DIVULGAÇÃO |
O I Seminário de Educação em Prisões, que acontece nessa quarta-feira, 22, reúne servidores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) para discussão acerca das ações educativas desenvolvidas no Sistema Prisional tocantinense.
A ação é realizada em duas etapas. A primeira, nesta terça-feira, das 14h às 18h, na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen). Participaram desse primeiro momento os profissionais da Educação que atuam em Unidades Prisionais da Regional Administrativa III, que compreende os municípios de Palmas, Miracema, Miranorte, Barrolândia, Pium, Cristalândia, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Cristalândia e Lajeado, além de servidores do Sistema Penitenciário. Já a segunda etapa será realizada no Palácio Araguaia, a partir das 19h, e é aberta ao público em geral.
 |
| Simone Pacini explicou o objetivo é melhorar as políticas de educação no sistema prisional |
Gerente de Educação em Prisões da Seduc, Simone Pacini explicou algumas das atividades desenvolvidas durante o seminário. “Está sendo feita uma exposição de painéis de atividades desenvolvidas nas unidades prisionais, além de orientações sobre a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Um dos objetivos é melhorar as políticas de educação no Sistema Prisional”, frisou.
 |
| Renata Keli Duarte destacou que a meta é aprimorar a parceria entre as secretarias |
Outro objetivo é aprimorar a parceria entre as secretarias, conforme enfatiza Renata Keli Duarte, responsável pelas Políticas de Educação em Prisões da Seciju. “O seminário nos dá a oportunidade de ouvir experiências, relatos de boas práticas e traçar um melhor diálogo entre as pastas para que a educação nas unidades prisionais possa melhorar cada vez mais”, pontuou.
 |
| Maria do Socorro Silva fez uma exposição do panorama atual da educação em unidades prisionais |
Maria do Socorro Silva, técnica da Gerência de Educação em Prisões da Seduc, fez uma exposição do panorama atual da educação em unidades prisionais e falou sobre a importância de ações de debate, como o seminário. “Esse seminário é uma forma de apresentar o trabalho construído pela Seduc e buscar, com as colaborações da comunidade e servidores, melhorias nesse trabalho”, finalizou.
Programação
Durante a tarde, foram discutidos temas como as especificidades do trabalho no cárcere; exposição do panorama da Educação em prisões no Tocantins; relatos de experiências na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas e na Unidade Prisional Feminina (UPF) de Palmas.
Já na parte da noite, serão feitos debates e explanações similares abertas ao público, para acadêmicos de Pedagogia, Direito e Serviço Social, pesquisadores de Educação em prisões.
A expectativa é que participem mais de 150 pessoas no período noturno. Cada participante da ação pode contribuir, ainda, com a campanha de arrecadação de livros para projetos de Remissão de Pena por leitura das Unidades Prisionais.
O Seminário
O I Seminário de Educação em Prisões tem como objetivos apresentar um panorama da educação em prisões no Tocantins e falar sobre desafios, oportunidades e boas práticas; debater sobre as especificidades que envolvem a docência em regimes de privação de liberdade, em diferentes realidades; trocar experiências acerca da temática, promovendo a produção de conhecimentos, fortalecimento da convivência e a integração da Rede de Educação em Prisões; e motivar estudantes de Pedagogia, Direito e Serviço Social a contribuir com o grande desafio profissional de mudar a realidade e transformar vidas nas Unidades Prisionais do Estado.
ASSECOM
Fotos: Tharson Lopes

