Palmas (TO), Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2025

Curso de jornalismo finaliza Seminário de Integração com parceria fechada entre jornalistas portugueses e UFT

30/04/2019

22:25

TOCANEWS

©DIVULGAÇÃO
Encerra, nesta terça-feira, 30, o IV Seminário de Integração do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento, que já é tradição para os acadêmicos do curso, tem como objetivo recepcionar os alunos que estão chegando, os “calouros”, e também apresentar a universidade, bem como seus docentes e técnicos que colaborarão na formação dos futuros jornalistas.

Desta vez, o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor) trouxe a pesquisadora portuguesa e presidente do Conexão Lusófona Laura Vidal para participar do evento. Vidal veio ao Brasil apresentar uma parceria firmada entre UFT, por meio do Nujor, e o Conexão Lusófona. A parceria pioneira deu origem ao Clube do Jornalismo, um grupo de jornalistas formados ou em formação que escreverá, de modo colaborativo, matérias com a participação de outros jornalistas falantes de língua portuguesa ao redor do mundo.

A presidente do Conexão Lusófona falou sobre aproveitar toda a tecnologia da atualidade para desenvolver um trabalho na “Era do Jornalismo Digital”, tornando a comunicação entre os povos mais fácil. “Essa é uma parceria muito importante, nós vamos usar a internet e a língua portuguesa que nos liga para abrir os horizontes dos alunos do Tocantins para um trabalho internacional. Dando certo aqui, eu acredito que esse projeto pode ser expandido para as demais universidades do país”, afirmou a pesquisadora.

De acordo com a coordenadora do Nujor, Marluce Zacariotti, a UFT ganha muito com essa cooperação que está sendo firmada entre alunos brasileiros e portugueses. “O Clube do Jornalismo é uma oportunidade de oferecer aos nossos alunos mais do que a formação curricular prevista, é uma possibilidade de estabelecer uma troca de experiências e cultura entre os países falantes da língua portuguesa, sendo possível disseminar pelo mundo as pautas relevantes aqui no Brasil, aqui na Amazônia Legal. A ideia é de que parte dessa formação seja online, mas, em alguns momentos, oficineiros de lá (Portugal) virão para cá e nós também estamos captando recursos para que nossos alunos possam ir até lá”, explicou.

Centro acadêmico

O Centro Acadêmico de Jornalismo (CA) aproveitou a oportunidade para se apresentar, explicando o que é e como funciona a entidade e colocando-se à disposição para auxiliar, no que for preciso, os alunos novatos. Na ocasião, o CA expôs ainda aos discentes um manual com dicas de “sobrevivência” na universidade. “O manual vai ser muito útil para todos os acadêmicos do curso e, principalmente, para aqueles que estão entrando agora na faculdade”, disse a coordenadora geral do CA, Isabella Rosa.

Calango Móvel

No Seminário de Integração, a ex-coordenadora do curso e membra do colegiado de jornalismo, Alice Agnes, apresentou o “Calango Móvel”, um aplicativo que promete facilitar o dia a dia dos acadêmicos. “O APP vai diminuir as falhas de comunicação entre coordenação, docentes e discentes. Nele teremos 9 pequenos “menus”, que conterão, por exemplo, a parte de Avisos, Horário de Aula, Infográficos como um mapa do Campus, Dúvidas Frequentes, Contatos dos Professores e muito mais”, explicou a professora.

 
 
 
 
 
 




 

Por: Weslene Brito Rocha

Imprimir

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: