Palmas (TO), Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025

Tocantins recebe primeira oficina de planejamento do País pela Rota do Peixe

04/04/2019

15:20

TN

©DIVULGAÇÃO 
O Tocantins recebeu, nesta quarta-feira, a 1ª Oficina de Planejamento da Rota do Peixe da Região Sudeste do Tocantins, uma ação realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e coordenada no estado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), em parceria com outras instituições.

Durante a oficina, os atores envolvidos discutiram temas relacionados ao fortalecimento do setor da produção do pescado em polos do Tocantins. A oficina foi realizada no auditório da Organização das Cooperativas Brasileiras e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (OCB/Sescoop),.
©DIVULGAÇÃO
O Tocantins se destaca na piscicultura da região Norte do País, com potencial favorável à atividade produtiva e uma grande variedade de espécies como tambaqui, caranha, piau e tilápia. Somente, em 2018, juntos os mil piscicultores do Estado produziram cerca de 14 mil toneladas de peixes. 

A produtora Gracimaura Lima Teixeira, que produz um volume grande de pescado, em uma área pequena de taque de ferro e cimento, na cidade Lajeado, ressaltou a importância da oficina para os produtores.

“Podemos compartilhar informações com os demais produtores, buscando melhorias para o nosso setor porque se, nos unirmos, podemos crescer muito mais dentro do nosso Estado”, disse a produtora.

Primeira

Esta foi a primeira oficina promovida pela Rota do Peixe no Pais. Uma segunda será realizada, no município Polo da Região Sudeste, Almas, com data ainda a ser definida, para ampliar a capacitação dos produtores da região. A cidade é polo da piscicultura no Tocantins, e produz, atualmente, cerca de 9 mil toneladas de peixe por ano.

Segundo o coordenador do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais no Estado do Tocantins (NEAPL/TO), Marcondes Martins a oficina serviu, ainda, para que os produtores da região pudessem expor quais são as suas demandas e dificuldades.

“A partir daí, O MDR vai elencar os projetos estruturantes que as oficinas designarem e tentar captar recursos para viabilizá-los”, explicou

Rota do Peixe

O projeto Rota do Peixe é uma ação integrada do governo federal, que tem o objetivo de alavancar a cadeia produtiva do setor. As ações são coordenadas pelo MDR, em parceria com a Superintendência da Amazônia (Sudam), a Secretaria de Aquicultura e Pesca/MAPA, e pelo Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais.,

“Fico muito feliz de saber que o ministério [MDR] está dando todo apoio ao segmento do peixe. A função do governo é a geração de empregos e riqueza por isso, estamos muito empenhados nessa cultura que pode se tornar o grande fator de desenvolvimento para o Tocantins. Temos recomendação do governador para dar todo auxílio necessário ao setor”, destacou o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Ridoval Darci Chiareloto. 

Por: Nara Moura

Imprimir

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: