“A água é uma só” foi o tema que norteou as discussões das diversas ações realizadas durante a semana da água em Gurupi. E finalizando as atividades foi realizado neste último sábado, 23, um dia de campo no Viveiro Municipal.
A comunidade foi convidada a participar do curso de orientação técnica sobre diversos aspectos relacionados ao viveiro, que podem ser levados para o cuidado com o plantio em casa, bem como de uma oficina de produção de sabão caseiro com óleo de reuso. O intuito foi promover práticas que ajudem na preservação do meio ambiente.
|
©DIVULGAÇÃO |
O curso sobre os diversos aspectos relacionados ao viveiro foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, Lucas Maranhão e pela engenheira florestal Katiani Alves Bezerra, ambos da Diretoria Municipal de Meio Ambiente de Gurupi. Dentre os assuntos explanados esteve o Manejo Integrado de Pragas e Doenças, que consiste no controle, identificação e combate de pragas; os sintomas de deficiências nutricionais de plantas; os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento de uma muda; exemplos de danificações de acordo com os tipos de plantas e os nutrientes em déficit; reposição de nutrientes; receitas naturais para o combate de doenças em plantas frutíferas; e o preparo de mudas para o processo de transição do viveiro para o campo.
A oficina de produção de sabão caseiro com óleo de reuso chamou atenção para o descarte correto do óleo de cozinha, pois quando não é feito adequadamente pode ocasionar diversos problemas, como por exemplo o entupimento e danificação de encanamentos; a gordura retida nos canos atrai pragas que causam doenças; a água contaminada é responsável por cerca de 80% das doenças que atingem as pessoas nos países em desenvolvimento; um litro de óleo pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água. Um exemplo de descarte correto é armazenar em garrafas pets e colocar em contêineres de coleta, pois se jogado no solo provoca a impermeabilização do mesmo, impedindo que a água filtre, piorando as enchentes.
O jardineiro Flávio Conceição falou da importância de participar de momentos como esse. "É sempre bom aprender coisas novas, e ainda mais sobre algo que é vital para a nossa sobrevivência, devemos cuidar mais do meio ambiente, preservá-lo e criar uma consciência verde para que os nossos filhos também cresçam com esse propósito. Acredito que a ação de cada um fará a diferença", disse.
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, falou da importância dessas ações. “Finalizamos a semana da água com o sentimento de que conseguimos transmitir a mensagem que queríamos, que é a conservação dos recursos hídricos. Esperamos que a comunidade faça a sua parte, que nos procure para auxiliarmos, e juntos possamos cuidar dos recursos da nossa cidade e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, disse.
SECOM
---