Palmas (TO), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

GURUPI| Saúde Bucal promove ações em comemoração ao dia Internacional da Síndrome de Down

20/03/2019

15:01

TN

©DIVULGAÇÃO
Em comemoração ao dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado dia 21, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi em parceria com Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), realizou nesta quarta-feira, 20, no Parque Mutuca uma série de atividades com os alunos da APAE, como orientação de higiene oral, exposição de materiais lúdicos sobre a progressão da cárie e avaliação clínica; aulão de zumba e roda terapêutica.

O evento buscou promover interação, descontração e destacar a importância da inclusão social. O secretário de Saúde Gutierres Torquato, enfatizou o poder que as pessoas portadoras da síndrome têm de espalhar o amor, e ensinar todos os dias diversas lições, sendo a maior delas, a superação. “Vocês nos ensinam muito mais do que aprendem. Nos ensinam sobre alegria, sobre a vontade de viver, superação e sobre a arte de se relacionar com o próximo”, comentou. 
©DIVULGAÇÃO
A organizadora do evento, odontóloga Maressa Borges, enfatizou a importância de incluir os portadores da síndrome de down nas ações promovidas pela saúde, pois é um direito deles e como eles pertencem a um grupo especial a equipe preparou todas as atividades de forma adaptada para que eles usufruíssem de todas as ações com cem por cento de aproveitamento. “Nós queremos comemorar com vocês a inclusão. Vocês são pessoas que participam ativamente na sociedade e merecem uma programação toda especial”.

A diretora da APAE, Nilvia Aguiar, lembrou que há 30 anos há a celebração aos portadores da síndrome e que no decorrer desse tempo as pessoas têm aprendido a conviver com a diversidade e superação. “Eles nos transmitem uma experiência muito grande sobre o amor e a reciprocidade”, comentou destacando que a cada dia é preciso buscar os direitos e acessos a atendimentos de saúde, educação e trabalho e a Secretaria Municipal de Saúde com ações como a realizada nesta quarta garante a promoção da igualdade dentro da particularidade de cada um.

Hilda Maia, mãe da aluna Jackeline Maia, que participa do grupo de dança que fez uma apresentação no evento, afirmou que a filha ama participar de ações e que por isso elas são tão bem-vindas. Esses eventos fora da APAE deixam os alunos animadíssimos e eles assimilam com bastante facilidade todas as orientações que são repassadas.

Essa ação integra o Programa Saúde Humanizada que visa oferecer um atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde.  





SECOM
Fotos: Lino Vargas

---

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: