Palmas (TO), Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025

Na Defensoria, mulheres registram seus sentimentos sobre o Dia Internacional da Mulher

08/03/2019

09:30

TN

DIVULGAÇÃO
Dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher: uma data para celebrar espaços já conquistados, mas principalmente para lembrar as lutas diárias das mulheres. E essas lutas são muitas: por direitos iguais na sociedade, por respeito, contra o assédio, a violência e o racismo, e por igualdade de gênero. Esses sentimentos foram expostos na manhã desta sexta-feira, 8, durante uma intervenção artística em referência à defesa dos direitos das mulheres, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas.

A ação foi organizada pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e pela 2ª Defensoria Pública da Capital. Ao chegarem da DPE-TO, as mulheres que trabalham na Instituição e as que vieram para atendimentos foram convidadas e escreverem, em cartazes, os sentimentos relacionados a ser mulher em uma sociedade que ainda é machista e violenta.
DIVULGAÇÃO
Muitos desabafos foram registrados: “Seu assédio nos dá nojo”, “Não sou obrigada a ser magra” e “O que eu quero é ter voz ativa, não ser interrompida” são exemplos de frases escritas pelas mulheres. Alguns homens também participaram da atividade registrando frases de apoio e em respeito às mulheres.

A ação teve como tema “Violência contra a mulher – vamos meter a colher”. Assim, muitas participações também passaram por essa temática com frases: “Eu meto a colher no abuso contra a mulher”, “Eu meto a colher no assédio moral”, e “Eu meto a colher no incentivo à competição feminina”, entre outras expressões importantes para demonstrar que as mulheres estão cada vez mais conscientes de seus direitos e dispostas a defendê-los.

Para elas

Além da atividade interativa, as mulheres que trabalham na Instituição e as que vieram para atendimentos foram recebidas nesta sexta-feira, 8, com música, em uma apresentação de parte dos integrantes do Coral. A ideia foi fazer uma recepção diferenciada neste Dia Internacional da Mulher valorizando as mulheres, mas também chamando a atenção para a luta por direitos.

Coordenadora do Nudem, a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso destacou a importância da atividade para reforçar entre o público da Defensoria a luta pela igualdade de gênero e em defesa das mulheres. “Vivemos em uma sociedade machista e ações como essa, de conscientização, são importantes porque formam multiplicadores dos direitos das mulheres”, disse ela.
DIVULGAÇÃO
Idealizadora da atividade, a titular da 2ª Defensoria Pública, Vanda Sueli Machado, considerou a ação positiva: “Muitas mulheres e também homens participaram desse momento. Precisamos mostrar e sempre destacar que o Dia 8 de Março é um dia de lutas e que não podemos deixar essa bandeira em defesa das mulheres e contra a violência de gênero”, destacou.

Servidoras e servidores da DPE-TO, defensoras e defensores públicos prestigiaram a ação, entre eles, o diretor da Regional Palmas da Defensoria, Leonardo Coelho, e o superintendente de defensores públicos, Murilo da Costa Machado.


Por: Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO

--

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: