Palmas (TO), Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Polícia Comunitária realiza Curso de Agentes Comunitários em Carmolândia

22/02/2019

11:53

TN

©DIVULGAÇÃO
Ocorreu, nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21, a 53ª Edição do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS), na cidade de Carmolândia, no Norte do estado. A atividade foi realizada pelo Núcleo Estadual de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO), em parceria com o 2º Batalhão da Polícia Militar (PMTO). Na ocasião, foi implantado o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) da cidade.

O CACS tem o objetivo de capacitar a comunidade local para atuar voluntariamente em parceria com as polícias no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem-estar social, sobretudo por meio da atuação dos CONSEGs e Redes Comunitárias de Segurança.

Fizeram parte da equipe de palestrantes policiais civis e militares, sendo ministradas disciplinas relacionadas à Segurança Pública, funções constitucionais das Polícias, comportamento do cidadão quando abordado pela polícia, prevenção ao uso de drogas, reconhecimento de situações de risco, mobilização social, CONSEGs e prevenção criminal.

Ao final do curso, aproximadamente 80 participantes receberam um certificado de 12 horas/aula e estão aptos a colaborarem com a segurança preventiva em suas respectivas comunidades.

CONSEG de Carmolândia

Durante o evento, foi realizada a implantação da Diretoria Provisória do CONSEG Carmolândia, cuja presidência ficou a cargo do senhor José Silvânio, que também atua como Guarda Civil no município. O conselho é uma ferramenta de participação social em segurança pública, que atua como entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúne para discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, além de poder desenvolver projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, com foco na prevenção à criminalidade e violência.

Para o presidente, o curso proporcionou uma visão muito positiva das polícias, destacando a importante função da comunidade na segurança preventiva nos municípios. "A capacitação estimulou a participação de cada cidadão na segurança e esclareceu o papel de cada um na prevenção de crimes, quebrando também a resistência que a população tem em relação às polícias, demonstrando que as forças policiais atuam para proteger e ajudar a comunidade de bem, e queremos manter essa construção por meio do CONSEG”, pontuou.

Serviço

Mais informações e a agenda das capacitações podem ser consultadas no Núcleo Estadual de Polícia Comunitária, pelo telefone: 63-3218-1836 ou por e-mail: [email protected].


Por: Cláudia Santos

--

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: