 |
©Divulgação |
Por acreditar que na infância a arte contribui para o desenvolvimento da criatividade, a expressão das emoções, no estímulo da escrita, percepção dos sentidos e desenvolvimentos do senso crítico, a Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas (FCP) promove o acesso das crianças às diversas áreas da produção artística, participando de cursos de formação, de mostras e festivais de cinema, dança, artes visuais e música, entre outros.
Na formação, o Centro de Ensino e Treinamento Artístico (CETA) e o Centro de Criatividade, oferecem cursos de dança, artes visuais (pintura e desenho), música, e teatro, que atendem atualmente aproximadamente 800 crianças, que fazem cursos no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na região Central, no Espaço +Cultura na região Centro Sul, e na Casa de Cultura Maria dos Reis, em Taquaruçu. Já em Taquaralto, o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), dispõe de sala de teatro, cinema, biblioteca e equipamentos esportivos que tem como um dos públicos alvo crianças e adolescentes.
“Promover o acesso à arte e a cultura, seja na formação técnica, ou como público, para crianças e adolescentes, é uma das prioridades da Fundação Cultural de Palmas. Uma vez que arte propicia o desenvolvimento intelectual, criativo, emocional, e também social, ao possibilitar o lazer e a inda a formação profissional”, ressalta o presidente da FCP, Giovanni Assis.
Expressão das emoções e desenvolvimento da criatividade
A estudante Juliane Cardoso, de 10 anos, é aluna do curso de pintura da Casa de Cultura Maria dos Reis, desde 2017, para ela o curso ajuda a acalmar e expressar seus sentimentos. “Eu acho esse curso muito bom, sempre que fico triste venho pintar, aí me acalma. A arte mostra o que a gente sente”, diz.
O curso também ajuda no desenvolvimento cognitivo da Maria Clara Gonçalves, a menina, frequenta a Casa de Cultura Maria dos Reis há aproximadamente dois anos, e segundo a avó, Zélia Gonclaves Santos, Maria Clara “se desenvolveu muito depois que começou, porque ela ama pintar”.
Já a Thays Vogarins, 15 anos, faz aula de música, na modalidade teclado, no Espaço +Cultura, e comemora a possibilidade de fazer aula próxima a sua casa. “Essa é a primeira vez que eu faço um curso de música, eu sempre tive vontade tocar teclado, é um sonho, eu espero tocar músicas internacionais”, conta.
No teatro, além de cursos voltados para crianças a partir de 10 anos, a FCP realiza sessões especiais para escolas públicas e instituições sociais, este ano foram realizadas sessões de Branca de Neve e os Sete Anões e Sonhos de uma Noite de Verão.
A Ana Luiza Brito Sousa, de 09 anos, da Escola Municipal Francisca Beltrão de Ramalho, assistiu Branca de Neve e os Sete Anões. “A parte mais legal foi quando a rainha se fantasiou e deu a maçã envenenada para branca de neve”, contou.
Cinema
O acesso à sétima arte, seja como elemento de lazer, formação crítica, e desenvolvimento de aptidão artística, também é proporcionado às crianças e adolescentes através dos projetos Cine Escola e Festival de Cinema Estudantil Você na Tela.
Com dois anos de criação, o projeto Cine Escola já atendeu mais de 27 mil crianças e adultos das escolas municipais de Palmas. O projeto promove a exibição gratuita de filmes, educativos no Cine Cultura com o intuito de tornar a produção cinematográfica acessível ao maior número de alunos, estimular a apreciação e a utilização da produção audiovisual na abordagem de questões sociais e culturais.
Desdobramento do Cine Escola, com três edições realizadas, o Festival de Cinema Estudantil - Você na Tela busca estimular o protagonismo infanto-juvenil e estimular a inserção de crianças e adolescentes no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica.
Para o secretário de Educação, Danilo Melo, a inserção da produção audiovisual na Escola contribui para o “desenvolvimento de habilidades como a leitura, a escrita e habilidades sócio emocionais; um conjunto de elementos positivos que faz com que as crianças sejam mais criativas e tenha senso estético. Isso é a base da economia moderna, que exige pessoas que tenham sensibilidade para criar, inovar e resolver problemas”, afirmou, ao ressaltar que o “Você na Tela é um marco entre as políticas culturais desenvolvidas pela Fundação Cultural de Palmas”.
ASSECOM