Palmas (TO), Domingo, 08 de Março de 2026

Tocantins tem 'tradição marcante' de eleger herdeiros políticos, diz especialista

08/10/2018

17:35

TN

Professor de ciência política, Evandro Borges lembrou nomes ligados a políticos tradicionais que venceram as eleições no último domingo (7).

Especialista faz análise de votação nas eleições do Tocantins ©JA 1ª Edição - TO
O professor de Ciência Política Evandro Borges deu uma entrevista ao Jornal Anhanguera 1ª Edição analisando o resultado das eleições do domingo (7). O especialista apontou que a vitória de Mauro Carlesse (PHS) na disputa pelo governo do estado não surpreendeu. Disse também que o Tocantins tem uma "tradição muito marcante" de eleger herdeiros políticos ao analisar o resultado no legislativo.

"Em outros estados este fenômeno não foi tão grande. No Rio de Janeiro, mesmo, os filhos de políticos tradicionais não conseguiram se eleger", disse ele. "No Tocantins isso ainda é muito marcante. Como disse aí, o deputado federal [Tiago Dimas] é filho do prefeito de Araguaína. Ainda temos a deputada Dulce [Miranda], ainda muito associada a imagem do marido, o ex-governador Marcelo Miranda", comentou.

Ele ressaltou que há exemplos da mesma situação em outros estados. "O deputado federal mais votado é o filho do Jair Bolsonaro e o outro filho foi eleito também senador pelo Rio de Janeiro", lembrou.

Veja 'herdeiros políticos' eleitos no Tocantins em 2018
  • Tiago Dimas (SD) - Deputado federal eleito é filho do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR)
  • Vicentinho Júnior (PR) - Deputado federal reeleito é filho do senador Vicentinho Alves (PR)
  • Dulce Miranda (MDB) - Deputada federal reeleita é mulher do ex-governador Marcelo Miranda (MDB)
  • Leo Barbosa (SD) - Deputado estadual eleito é filho do vice-governador reeleito Wanderlei Barbosa (PHS)
  • Luana Ribeiro (PSDB) - Deputada estadual reeleita é filha do ex-senador João Ribeiro
  • Eduardo Siqueira Campos (DEM) - Deputado estadual reeleito é filho do ex-governador Siqueira Campos (DEM)
  • Claudia Lelis (PV) - Deputada estadual eleita é mulher do ex-deputado estadual Marcelo Lelis (PV)

Por TV Anhanguera


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: