As informações preliminares são de que pelo menos cinco pessoas foram feitas reféns e agentes ficaram feridos. Secretaria afirma que forças de segurança estão negociando com fugitivos.
Uma rebelião ocorreu no presídio Barra da Grota, em Araguaína, norte do Tocantins, na tarde desta terça-feira (2). Houve um tiroteio e cerca de 20 presos conseguiram escapar utilizando uma professora e agentes penitenciários como reféns. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os presos andando pelas ruas da cidade.
Segundo apurado pela TV Anhanguera, a rebelião começou dentro da sala de aula da unidade. Há informação de que agentes penitenciários foram baleados durante o tiroteio. As polícias Militar e Civil foram deslocadas para o local.
Imagens feitas por moradores mostram um grupo de presos passando pelas ruas da cidade com agentes feitos reféns. Um dos vídeos foi feito de dentro de uma casa e é possível ver que um dos presos está em uma bicicleta.
A Secretaria de Cidadania e Justiça, responsável pelo sistema prisional, disse que já retomou o controle dentro da unidade.
Ainda segundo a secretaria, forças de segurança estão atuando para retomar a normalidade. "Uma outra operação está em curso para garantir a recaptura dos fugitivos, que estão cercados em uma área verde. Uma equipe está negociando a rendição dos fugitivos e liberação dos reféns", informou a secretaria.
Momentos após a rebelião em Araguaína, um princípio de confusão foi registrado na Casa de Prisão Provisória de Palmas. Por causa disso equipes da Polícia Militar foram chamadas para fazer a segurança da unidade e foram embora após a situação ser controlada.
Ainda não há informação sobre a identidade dos agentes baleados e o estado de saúde deles.