Fórum discute os desafios educacionais em Araguaína
Quase 7 mil pessoas acompanharam o XIII FEITO em transmissão online
28/08/2021
09:35
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A XIII edição do Fórum Permanente de Educação Infantil do Tocantins – FEITO foi realizada durante a sexta-feira, 27, com reflexões sobre os desafios a serem enfrentados e superados pelas escolas durante a pandemia. Acompanharam a live, gestores, coordenadores, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e população em geral.
Transmitido durante todo o dia pelo canal do YouTube da Prefeitura, o encontro teve tradução em libras, legendas e áudio descrição. A servidora do Centro de Educação Infantil Municipal Cora Coralina, a cantora Flávia Cândido conduziu um momento artístico e cultural no início da programação.
O superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, destacou a importância das discussões para desenvolver a educação em seus diversos âmbitos. “Esta semana, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que o impacto da pandemia foi maior para trabalhadores jovens e menos escolarizados. Portanto, mais do que nunca, precisamos trabalhar para corrigir essa distorção, e o Sebrae é parceiro para não deixar que a educação seja um gargalo para o desenvolvimento dos nossos jovens. Estamos de mãos dadas com a comunidade de Araguaína e região para propor alternativas diante desse contexto tão desafiador”, destacou.
Para a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, a transformação dessa realidade só é possível por meio de um trabalho conjunto. “Tenho certeza que a partir dessas palestras, iremos aplicar todos esses conhecimentos. A educação é a base fundamental do crescimento de todos nós, enquanto indivíduos e, neste momento de transição, precisamos planejar, diagnosticar e agir em vista do bem comum”, pontuou.
A secretária Municipal de Educação de Araguaína, Elizângela Silva de Sousa, completou ressaltando que a formação infantil é um processo essencial, sendo um divisor para o crescimento do ser humano como um todo e agradeceu. “Agradeço ao Sebrae que está sempre presente acreditando e apoiando todas as nossas atividades de cunho educacional”, disse.
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues Barros, afirmou que o Sebrae tem sido um grande parceiro da gestão. “Agora estamos ampliando as nossas ações com o Sebrae para oportunizar às nossas crianças o aprendizado voltado para o empreendedorismo. Tenho muito a agradecer a toda equipe do Sebrae Araguaína, que tem feito um trabalho belíssimo”, finalizou.
Palestras
Iniciando os debates, Maridalva Bertacini e Marcelo Batista trouxeram o tema: “Escutar, acolher, diagnosticar para planejar” e “Protagonismo da Educação Infantil". No período da tarde, a palestrante Cláudia Werneck debateu a “Inclusão na Primeira Infância: isto é possível?”. Finalizando o ciclo, Carol Levy, trouxe conhecimentos para os presentes com a indagação: "Tenho mesmo que contar histórias?".
Ao final do evento, todos os 1.126 participantes inscritos puderam emitir o certificado de participação pelo link http://bomevento.ergonsistemas.com.br. O XIII Fórum Permanente de Educação Infantil do Tocantins – FEITO é uma realização da Prefeitura de Araguaína, em parceria com o Sebrae Tocantins.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Anvisa exige retenção de receita médica para compra de Ozempic, Wegovy e Saxenda
Leia Mais
Juliana Oliveira acusa SBT de omissão e diz que era trancada no banheiro para evitar contato com Otávio Mesquita
Leia Mais
Moraes cobra explicações da Espanha após recusa em extraditar bolsonarista Oswaldo Eustáquio
Leia Mais
Dudu Camargo vira réu por importunação sexual contra Simony durante transmissão ao vivo
Municípios