Palmas (TO), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

‘Semana de Prevenção e Controle às Leishmanioses’ tem início nesta quarta, 1º

Evento organizado por residentes será on-line, e transmitido pelo canal da Fundação, no YouTube

31/08/2021

09:10

SECOM

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), realiza de 1º a 03 de setembro a ‘Semana de Prevenção e Controle às Leishmanioses’. Organizado por residentes biólogos e veterinários do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fesp com a parceria da Secretaria da Saúde (Semus), o evento on-line será transmitido pelo canal do YouTube da Fundação neste link.

Palmas faz parte da área endêmica da leishmaniose visceral (LV) conforme o Ministério da Saúde, que classifica a cidade como uma área de transmissão intensa dentro do território nacional, por isso é de suma importância trazer o debate à tona na Capital.

A programação contará com palestras e rodas de diálogos que debaterão esse tema considerado de grande importância para a saúde da população e de animais, já que as leishmanioses são consideradas problemas graves de saúde pública e estão entre as doenças prioritárias para a Organização Mundial de Saúde (OMS) no que se refere ao desenvolvimento de ações de prevenção e controle.

A Semana da Leishmaniose será realizada em três dias de encontros e os participantes deverão ter frequência mínima de 75% para que tenham direito a ao certificado.

Leishmanioses

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral. São considerados problemas graves de saúde pública no mundo, por isso estão listadas entre as seis doenças prioritárias para o desenvolvimento de ações de controle da OMS. A leishmania é transmitida ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou transmissores, conhecidos como flebotomíneos, além do homem, vários mamíferos silvestres e domésticos são acometidos.

Programação


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: