‘Semana de Prevenção e Controle às Leishmanioses’ tem início nesta quarta, 1º
Evento organizado por residentes será on-line, e transmitido pelo canal da Fundação, no YouTube
31/08/2021
09:10
SECOM
A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), realiza de 1º a 03 de setembro a ‘Semana de Prevenção e Controle às Leishmanioses’. Organizado por residentes biólogos e veterinários do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fesp com a parceria da Secretaria da Saúde (Semus), o evento on-line será transmitido pelo canal do YouTube da Fundação neste link.
Palmas faz parte da área endêmica da leishmaniose visceral (LV) conforme o Ministério da Saúde, que classifica a cidade como uma área de transmissão intensa dentro do território nacional, por isso é de suma importância trazer o debate à tona na Capital.
A programação contará com palestras e rodas de diálogos que debaterão esse tema considerado de grande importância para a saúde da população e de animais, já que as leishmanioses são consideradas problemas graves de saúde pública e estão entre as doenças prioritárias para a Organização Mundial de Saúde (OMS) no que se refere ao desenvolvimento de ações de prevenção e controle.
A Semana da Leishmaniose será realizada em três dias de encontros e os participantes deverão ter frequência mínima de 75% para que tenham direito a ao certificado.
Leishmanioses
As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral. São considerados problemas graves de saúde pública no mundo, por isso estão listadas entre as seis doenças prioritárias para o desenvolvimento de ações de controle da OMS. A leishmania é transmitida ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou transmissores, conhecidos como flebotomíneos, além do homem, vários mamíferos silvestres e domésticos são acometidos.
Programação
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PGR pede condenação dos irmãos Brazão e do delegado Rivaldo Barbosa por assassinato de Marielle Franco
Leia Mais
Mais de R$ 9 bilhões esquecidos aguardam resgate em bancos, alerta Banco Central
Leia Mais
Como aumentar a restituição do Imposto de Renda 2025 e evitar erros na reta final do prazo
Leia Mais
Governo Lula lamenta morte de José Mujica: "Grande amigo do Brasil e humanista da nossa época"
Municípios