Governador Wanderlei Barbosa assina termo de cooperação que irá contribuir na melhora do rebanho do pequeno produtor
Assinatura do termo com a Associação ABCZ foi realizada durante a abertura da 3ª PecShow
28/10/2021
16:30
SECOM
LAIANE VILANOVA
Na oportunidade foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e ABCZ para melhoramento do rebanho tocantinense ©Luciano Ribeiro
O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, abriu na manhã desta quinta-feira, 28, a 3ª edição da feira de exposição e venda de touros e outras espécies de animais selecionados geneticamente, a PecShow 2021. Na oportunidade, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica Pró-Genética entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
A cooperação técnica visa estimular o aumento da produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, por meio do uso de touros zebuínos puro de origem. O governador Wanderlei Barbosa destacou os benefícios desta cooperação para os pequenos e médios produtores.
“Nós queremos que o pequeno produtor, aquele que tem apenas 20 cabeças de gado, tenha a oportunidade de melhorar e crescer o seu rebanho, não somente em quantidade, mas também qualidade e valor. Ter uma proteína animal de valor agregado e assim aumentar seus ganhos”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.
O Estado do Tocantins possui tradição de pecuária bovina e, na última década, atingiu o percentual de incremento da ordem de 22,7%, passando de cerca de 7,9 milhões de cabeças, em 2010, para aproximadamente 9,7 milhões em 2021. De acordo com um levantamento da Seagro, a carne e os derivados do boi tocantinense chegam a todas as regiões brasileiras e são exportados a mais de 20 países, especialmente dos continentes europeu e asiático.
Transferência de tecnologia
O secretário de Estado da Agricultura, Jaime Café, destacou que um dos objetivos desta 3ª edição da PecShow é a aproximação e a interação entre quem produz a tecnologia e o público final, que são os produtores. “O produtor que vier à PecShow vai poder conversar com especialistas e ter um panorama do que está sendo desenvolvido de tecnologia, que vai permitir o melhoramento animal do seu rebanho”, ressaltou.
O secretário de Estado da Agricultura detalhou ainda como funcionará a cooperação técnica que visa levar essa tecnologia ao pequeno produtor. “Nosso objetivo, com a assinatura deste Termo, é melhorar ainda mais a qualidade do rebanho tocantinense, desenvolvendo um boi mais precoce, de melhor qualidade de carcaça, ter vacas que produzam mais leite e desenvolver um bezerro de melhor preço. Nós fizemos recentemente a aquisição de 100 mil procedimentos com sêmen para os pequenos e os médios produtores. Iremos até a propriedade, para que ele possa ter acesso ao que há de melhor na genética do nelore e do gado leiteiro no Brasil”, finalizou Jaime Café.
Homenagem
A abertura da PecShow também contou com homenagem à médica veterinária Arlette Amarylles Rocha Mascarenhas, pelo seu pioneirismo no serviço público estadual, na área de inspeção animal. Arlette Mascarenhas foi a primeira mulher a presidir um Conselho Regional de Medicina Veterinária no Brasil e teve participação ativa na criação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
Foi registrada ainda a presença de todos os ex-secretários de Agricultura do Estado, César Halum, Raimundo Boi, Clemente Barros e Roberto Sahium.
Programação
A 3ª PecShow ocorre até o sábado, 30, no Centro Agrotecnológico de Palmas - Agrotins, com palestras, dinâmicas, rodas de conversa, exposição e venda de máquinas e animais selecionados geneticamente.
Este ano, além do ambiente de negócios e dinâmicas, a feira vai sediar a Vitrine PecShow, organizado pelo Vitrine Pecuária, onde serão comercializados presencialmente gado Puro Origem (P.O) de corte e leite, equinos e ovinos e virtualmente gado comercial. Ao todo, serão mais de 1.000 animais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios