Deputado Antônio Andrade assina termos que buscam promover políticas públicas e garantem descontos para cursos superiores
29/11/2021
14:45
Elpidio Lopes/Rogério Tortola
©Joelma Cristina
Com o objetivo de levar conhecimentos e serviços a segmentos da população estadual, a servidores da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e a seus dependentes, o presidente da Casa, deputado Antonio Andrade (União Brasil), assinou na manhã desta segunda-feira, 29, termos de cooperação com órgãos e universidades.
As parcerias têm como principal articuladora a Escola do Legislativo, na pessoa de seu diretor Homero Barreto Júnior, instituição que vai trabalhar com os cooperados no desenvolvimento e na aplicação das atividades provenientes do acordo.
Assinaram os termos com a Aleto o Ministério Público Estadual (MPE), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Centro Universitário Católico do Tocantins (UniCatólica) e as Faculdades Integradas Norte do Paraná (Unopar).
As partes firmaram cooperação técnica, acadêmica e científica, troca de informações e tecnologias, além de intercâmbio de experiências e pessoal nos campos da docência, da pesquisa e da cultura, assegurando formação e aperfeiçoamento de servidores, parlamentares e comunidade em geral.
O presidente da Aleto destacou que o objetivo da Escola do Legislativo é promover benefícios de forma geral à sociedade e de maneira específica aos servidores da Assembleia e seus dependentes.
Ao explicar em que consistem os termos assinados, o parlamentar ressaltou que, junto ao Conselho de Arquitetura, serão promovidas ações no campo da construção de moradias de interesse social no Estado.
Entre as atividades a serem desenvolvidas estão a assessoria jurídica da Defensoria Pública, formações e cursos com o Ministério Público Estadual, e bolsas de estudo oferecidas pela UniCatólica e pela Unopar.
“Este termo de cooperação é muito importante não só para a Assembleia, mas para todos os órgãos signatários, e principalmente àquela pessoa que muitas vezes mora numa pequena cidade do nosso Estado”, lembrou o presidente.
Andrade assinalou que todas as atividades derivadas dos convênios serão divulgadas e mostradas pela TV Assembleia, ao alcance de cerca de 700 mil pessoas no Estado, segundo sua estimativa.
Diretor da Escola do Legislativo, Homero Barreto enalteceu a união dos diversos órgãos. “A força de servir e promover benefícios torna-se mais forte quando se trabalha em conjunto. Desta feita, vários programas vão chegar a quem precisa do trabalho social”, destacou.
"As reuniões e os encontros entre os diversos órgãos e setores valeram a pena, pois permitiram chegar ao momento de assinaturas das parcerias", concluiu Homero.
Ambos os termos foram assinados pelo presidente da Casa, pelo diretor da Escola do Legislativo e pelos representantes de cada órgão parceiro.
Pela Procuradoria-Geral de Justiça assinou o sub-procurador José Demóstenes de Abreu, representando no ato o procurador-geral Luciano Casaroti. Pela Defensoria Pública da União assinou o defensor público Igor de Andrade.
Assinaram pela UniCatólica e Unopar o reitor Gillianno José Mazzato de Castro e o diretor Lucas Lino Coelho, respectivamente; pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Silenio Martins Camargo.
Em suas falas, os representantes de cada instituição cooperada destacaram a importância das parcerias e agradeceram à Escola do Legislativo e à Aleto a disponibilidade de promover a cooperação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios