Wanderlei Barbosa nomeia ex-deputado Cesar Halum para Governadoria
Ele ocupava a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura e pediu a exoneração na terça-feira (30) para poder assumir o cargo no Tocantins. Pasta da Governadoria é uma das mais influentes no Poder Executivo.
01/12/2021
21:30
G1
Cesar Halum será o gestor da Governadoria ©Douglas Gomes/PRB/Divulgação
O ex-deputado federal Cesar Halum foi nomeado pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem partido), para comandar a Secretaria Executiva da Governadoria. A pasta é uma das mais influentes dentro do Poder Executivo do Tocantins e o cargo é considerado estratégico. No primeiro momento, Wanderlei tinha escolhido o empresário Joseph Madeira para esta função, mas ele recusou alegando picos de estresse.
Até esta terça-feira (30) Halum era o secretário de agricultura familiar do Ministério da Agricultura. Ele pediu para sair do cargo anterior antes de retornar ao Tocantins e assumir a nova função. Em 2019, Halum foi secretário de Agricultura no estado durante a gestão de Mauro Carlesse (PSL).
Entre as funções da Secretaria Executiva da Governadoria estão: gerir a administração e as finanças do Palácio Araguaia e da Residência Oficial, organizar a agenda de viagens do governo, monitorar a execução das ordens diretas do governador e acompanhar a execução das politicas de governo. A influencia do cargo vem justamente da relação de proximidade com o chefe do Poder Executivo.
O novo secretário é médico veterinário formado pela Universidade Federal de Goiás. Ele iniciou a carreira política quando foi eleito vereador em Araguaína no início dos anos 1990. Em 1994, foi candidato a deputado estadual e ficou como suplente. Foi nomeado interventor de Araguaína em 1996, ocupando o cargo de prefeito até o dia 31 de dezembro do mesmo ano.
Em 2002, foi eleito deputado estadual, presidindo a Assembleia Legislativa do Tocantins entre 2005 e 2006. Mais recentemente, foi eleito deputado federal, em 2010, e reeleito em 2014. Nos bastidores, a nomeação dele para este cargo era dada como certa há alguns dias.
A vaga da Governadoria é uma das últimas do primeiro escalão que ainda estava vaga após a reforma administrativa feita pelo governador em exercício. Atualmente, apenas a Secretaria de Educação segue sem um titular e é comandada interinamente por Fábio Pereira Vaz que é secretário-executivo da pasta.
O governador em exercício está se movimentando para dar uma cara própria ao governo e tem substituindo integrantes da equipe de Mauro Carlesse (PSL), desde que o governador titular foi afastado do cargo em outubro. O afastamento foi determinado pelo Superior Tribunal de Justiça porque Carlesse é alvo de investigações sobre recebimento de propina e interferência em investigações policiais, acusações que ele nega.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios