Palmas (TO), Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2025

Após ataque hacker ao App do SUS, saiba como emitir 2ª via do comprovante de vacinação nas principais cidades do TO

Ataque aos sistemas do Ministério da Saúde deixou o aplicativo ConectSus sem os dados de vacinação. Passaporte da vacina é exigido em 19 capitais e eventos com mais de 200 pessoas no Tocantins.

10/12/2021

08:00

G1

Cartão de vacina é preenchido nas salas de vacinação ©Raiza Milhomem

Usuários do aplicativo ConectSus estão com dificuldades para acessar a plataforma nesta sexta-feira (10) após um ataque hacker ser registrado durante a madrugada nos site dos Ministério da Saúde. Há relatos de dificuldade no login e os comprovantes de vacinação não aparecem. No Tocantins não há um comprovante de vacinação virtual emitido pelo estado ou pelos municípios.

Atualmente o passaporte de vacinação é exigido em pelo menos 19 capitais do país. No Tocantins, até o momento, a comprovação de imunização é exigida apenas para eventos com mais de 200 pessoas.

Em todo estado, quem recebe a vacina em qualquer posto de saúde tem a comprovação principalmente no cartão de vacinação, assim como pelo aplicativo do ConectSUS.

Veja o que é preciso fazer se necessitar de uma segunda via do comprovante de vacinação contra Covid-19 enquanto o App estiver fora do ar:

Palmas

Em Palmas o município possui um banco de dados da saúde próprio e armazena as informações de vacinação. A Secretaria Municipal da Saúde informou que o usuário que necessitar de forma imprescindível da cópia do comprovante de vacinação contra a Covid-19 poderá procurar sua Unidade de Saúde de referência e solicitar a segunda via.

Araguaína

Em caso de perda do cartão de vacinação, a orientação da Secretaria Municipal da Saúde é para o cidadão procurar a unidade em que ele recebeu a vacina.

Para receber um novo documento, basta comparecer com um documento pessoal com foto, CPF ou Cartão do SUS. As informações ficam registradas e serão transferidas para o novo cartão vacinal.

Gurupi

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informa que, com os problemas nos sistemas do Ministério da Saúde, não é possível acessar os dados da vacinação e que, por isso, quem precisar comprovar que já se imunizou tem que apresentar o cartão de vacina.

Quem perdeu este documento vai precisar aguardar até que os sistemas do Ministério da Saúde sejam restabelecidos.

O que diz o estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que, em caso de perda do cartão de vacina, é necessário procurar a unidade básica de saúde de referência do cidadão. Enfatizamos que, todo e qualquer cidadão brasileiro vacinado sai do local de vacinação possuindo um cartão de vacina físico, cujo documento contém todas as informações pertinentes à vacinação.

Desta forma, o Estado não possui um sistema para emissão online nem serviço estadual, uma vez que, quem executa a vacinação é o município.

***


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: