Após ataque hacker ao App do SUS, saiba como emitir 2ª via do comprovante de vacinação nas principais cidades do TO
Ataque aos sistemas do Ministério da Saúde deixou o aplicativo ConectSus sem os dados de vacinação. Passaporte da vacina é exigido em 19 capitais e eventos com mais de 200 pessoas no Tocantins.
10/12/2021
08:00
G1
Cartão de vacina é preenchido nas salas de vacinação ©Raiza Milhomem
Usuários do aplicativo ConectSus estão com dificuldades para acessar a plataforma nesta sexta-feira (10) após um ataque hacker ser registrado durante a madrugada nos site dos Ministério da Saúde. Há relatos de dificuldade no login e os comprovantes de vacinação não aparecem. No Tocantins não há um comprovante de vacinação virtual emitido pelo estado ou pelos municípios.
Atualmente o passaporte de vacinação é exigido em pelo menos 19 capitais do país. No Tocantins, até o momento, a comprovação de imunização é exigida apenas para eventos com mais de 200 pessoas.
Em todo estado, quem recebe a vacina em qualquer posto de saúde tem a comprovação principalmente no cartão de vacinação, assim como pelo aplicativo do ConectSUS.
Veja o que é preciso fazer se necessitar de uma segunda via do comprovante de vacinação contra Covid-19 enquanto o App estiver fora do ar:
Palmas
Em Palmas o município possui um banco de dados da saúde próprio e armazena as informações de vacinação. A Secretaria Municipal da Saúde informou que o usuário que necessitar de forma imprescindível da cópia do comprovante de vacinação contra a Covid-19 poderá procurar sua Unidade de Saúde de referência e solicitar a segunda via.
Araguaína
Em caso de perda do cartão de vacinação, a orientação da Secretaria Municipal da Saúde é para o cidadão procurar a unidade em que ele recebeu a vacina.
Para receber um novo documento, basta comparecer com um documento pessoal com foto, CPF ou Cartão do SUS. As informações ficam registradas e serão transferidas para o novo cartão vacinal.
Gurupi
A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informa que, com os problemas nos sistemas do Ministério da Saúde, não é possível acessar os dados da vacinação e que, por isso, quem precisar comprovar que já se imunizou tem que apresentar o cartão de vacina.
Quem perdeu este documento vai precisar aguardar até que os sistemas do Ministério da Saúde sejam restabelecidos.
O que diz o estado
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que, em caso de perda do cartão de vacina, é necessário procurar a unidade básica de saúde de referência do cidadão. Enfatizamos que, todo e qualquer cidadão brasileiro vacinado sai do local de vacinação possuindo um cartão de vacina físico, cujo documento contém todas as informações pertinentes à vacinação.
Desta forma, o Estado não possui um sistema para emissão online nem serviço estadual, uma vez que, quem executa a vacinação é o município.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro deixa prisão sob forte escolta e é internado em hospital para cirurgia no Natal
Leia Mais
Cirurgia de Bolsonaro no Natal deve durar de três a quatro horas, diz médico
Leia Mais
Conta de luz ficará mais barata em janeiro com bandeira tarifária verde
Leia Mais
Novo saque do FGTS começa em 30 de dezembro e deve beneficiar 14,1 milhões de trabalhadores
Municípios