Hospital e Maternidade Dona Regina alerta população sobre estoque crítico de leite materno
O leite humano doado é fundamental para a alimentação de muitos recém-nascidos internados na Unidade.
14/12/2021
09:00
SECOM
ERLENE MIRANDA
O leite humano doado é fundamental para a alimentação de muitos recém-nascidos ©André Araújo
O Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina está com estoque em situação crítica, devido à queda significativa no número de doações. O banco de leite atende diariamente cerca de 40 bebês e precisa da ajuda de mulheres que possam realizar a doação.
A nutricionista e coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Walkíria Pinheiro, faz um alerta “nosso estoque está muito baixo, e isto é preocupante, pois muitos bebês precisam da doação para se alimentar. Um dos motivos da queda, é o tempo de férias e recessos de final do ano que se iniciam, porém a demanda permanece neste período”, afirma.
Para doar
As mamães que desejam ser doadoras de leite humano podem entrar em contato com o Banco de Leite. Em seguida ao contato, a mãe será cadastrada e receberá a visita de uma enfermeira do Banco de Leite e receberá kit para a coleta contendo: touca, gases, máscara, materiais informativos e frascos esterilizados, assim como informações e orientações do procedimento de coleta e armazenamento do leite.
O leite que for coletado pode ficar armazenado de 7 a 10 dias, depois desse período, as mamães devem comunicar o Banco para o recolhimento. Como forma de estimular a doação, a mãe que doa leite tem o direito de realizar consultas com uma pediatra e uma nutricionista do Banco de Leite para acompanhamento de seu filho até os seis meses de vida.
Local para doar
As mães interessadas em realizar a doação de leite devem procurar uma das unidades da Rede Estadual de Banco de Leite do Tocantins, que é composta por três unidades:
Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), em Palmas - 0800-646-8283
Hospital Dom Orione, em Araguaína - (63)98403-7458
Hospital Regional de Gurupi (HRG), em Gurupi - (63) 3315-0258.
A Rede também dispõe de dois pontos de coletas de leite, um no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, com o telefone para contato (63) 3363-8301 e outro no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, cujos números para contato são (63) 3904-1232/1224.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes determina monitoramento integral de Jair Bolsonaro por risco de fuga
Leia Mais
“Careca do INSS” pedirá habeas corpus ao STF para ficar em silêncio na CPMI
Leia Mais
Aposta do Rio de Janeiro leva sozinha prêmio de R$ 33,7 milhões da Mega-Sena
Leia Mais
Lula critica Trump por cassação de visto de Lewandowski: “Vergonhoso”
Municípios