Retrospectiva 2021: Palmas está preparada e organizada para receber turistas
Cidade está entre as dez capitais escolhidas pelo MTur para integrar o DTI, iniciativa para preparar os municípios em experiências inovadoras
22/12/2021
19:10
SECOM
MALENA MOTA
©DIVULGAÇÃO
Palmas, a mais nova Capital do Brasil, com suas belas paisagens, concentradas principalmente na exuberância da natureza, com lago, serra, praias, pôr do sol, e em especial o Distrito de Taquaruçu, está preparada e organizada para receber turistas que desejam usufruir de todo lazer que as belezas naturais podem proporcionar.
A cidade está entre as dez capitais escolhidas pelo Ministério do Turismo (MTur) para integrar o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), uma iniciativa inédita no Brasil, que busca preparar os municípios para ofertar experiências inovadoras aos visitantes e promover melhorias da gestão e dos níveis de competitividade turística.
A Capital também é reconhecida por realizar grandes eventos abertos ao público, que retomaram com grande estilo, este ano, com a celebração do 15º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), um dos eventos fundamentais para movimentar todo o trade turístico da Capital. O evento se tornou possível devido ao avanço da vacinação e queda nos números de infectados pela Covid-19. A Prefeitura Palmas, seguindo todos os protocolos de prevenção, realizou o evento, em formato presencial e aberto ao público, em seu local de origem, o Distrito de Taquaruçu, de 28 a 31 de outubro.
Para cumprir as normas sanitárias, o evento teve a presença atuante da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), com barracas mais distantes e grandes áreas para circulação de pessoas, para que os visitantes se sentissem à vontade para curtir o festival com toda a família e experimentar diversas receitas criadas especialmente para a edição deste ano.
Em 2021, o FGT, por ser o primeiro evento teste, adaptado às medidas de segurança sanitária contra a Covid-19, também trouxe muitas novidades, como o Espaço Cozinha Show, além de abrigar a tradicional Cozinha Show, com as apresentações de grandes chefs de cozinha de renome nacional, como Guga Rocha e Katia Barbosa. O local ficou mais amplo e confortável, em um túnel de 800 metros quadrados, com mais uma novidade, a Mercearia FGT - composta por estandes com produtos artesanais, como queijos, temperos e uma adega para degustação de vinhos e licores, dentre outros da região.
Os 27 participantes, espalhados pelo circuito gastronômico, também ganharam ambientes mais amplos para trabalharem, com estandes de 12 metros quadrados, o que proporcionou uma área com maior conforto e segurança para eles.
A nova estrutura também teve espaços instagramáveis, com decoração mais intimista e acolhedora, num um grande palco e dois espaços ‘Pocket Shows’, que abrigaram 17 apresentações de artistas regionais, e mais duas atrações de artistas culturais circenses, como palhaços, malabares, pernas de pau e personagens infantis que fizeram apresentações itinerantes em todo o circuito.
Para a criançada, também o evento contou com outra novidade no circuito, que foi o ‘Espaço Kids’, com brinquedos gratuitos, como pula-pula, piscina de bolinha, oficina de slime e pinturas em gesso.
Sucesso
Os quatro dias do FGT foram responsáveis pela movimentação de quase R$ 2 milhões, entre a venda de alimentos, montagem da infraestrutura e contratações de pessoas, shows, dentre outros.
Com objetivo de avaliar o novo formato e a proposta de ampliação do circuito do FGT, o público, turistas e a classe empresarial participaram de uma pesquisa de opinião. A iniciativa foi fruto da parceria entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Cetur - Fecomércio-TO).
Realizada com 519 formulários de forma presencial, por meio de abordagens ao público de interesse no circuito e durante a programação do FGT, e ainda via on-line. Sobre a avaliação geral do evento, a pesquisa identificou que a grande maioria do público, 91%, avaliou o evento como ótimo ou bom. Outro quesito bem avaliado foi o quanto os frequentadores do evento se sentiram seguros quanto às medidas de prevenção a Covid-19, com 80% de aprovação, com respostas entre bom e ótimo. A gastronomia também foi outro item com boa aprovação do público opinando positivamente.
O presidente do Cetur, Marcelo Perim, lembrou que o resultado da pesquisa servirá de base para as tomadas de decisões futuras. "Essa pesquisa voltada ao segmento de turismo na 15ª edição do FGT, onde foram levantadas informações a respeito do evento e da influência no setor do turismo, esses dados poderão ser usados para tomada de decisões sobre investimentos e melhorias no evento. A geração de números e informações sobre o turismo no estado é de fundamental importância para que o setor possa fazer o planejamento de investimento e maximizar o retorno de investimento e nesse sentido, e o Cetur Fecomércio atua no apoio ao trade turístico do Tocantins”.
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, reforçou sobre o cuidado que a gestão teve na realização deste primeiro evento presencial, e a importância em realizá-lo, pois é uma marca de sucesso e cultural da gastronomia do Tocantins. “Nós sabemos que não foi nada fácil. Depois deste longo período de crise, esse é o nosso primeiro evento teste presencial. O cenário epidemiológico nos permitiu avançar, com cuidado e cautela. O novo formato do FGT fortalece e resgata a sua essência e se apresenta como uma oportunidade de valorizarmos a rota turística e gastronômica, valorizando nossa gastronomia e nossa cultura”, disse a gestora.
Eventos apoiados pela Agtur
Festa da Colheita da Jabuticaba
E em 2021, outros eventos foram realizados com o apoio pela (Agtur) como forma de fomentar o turismo local, como a Festa da Colheita da Jabuticaba, que aconteceu em Taquaruçu no mês de novembro. Na tradicional festa, o público teve a oportunidade de provar os frutos diretamente do pé. Neste ano, os organizadores criaram a Rota Gastronômica da Jabuticaba e, com isso, os estabelecimentos que aderiram ao projeto comercializaram os pratos e bebidas produzidos a partir da fruta.
Outro importante evento que também aconteceu no mês de novembro em Taquaruçu foi a IV Feira Jardim Encantado. No evento, teve exposição de trabalhos artísticos, oficinas e comercialização de produtos voltados para o mercado de jardinagem.
ExpoVerdeFlor
A maior feira de flores de Holambra, plantas ornamentais, mudas frutíferas e insumos para jardins¸ 9ª edição da ExpoVerdeFlor Palmas, em dezembro, na Capital, com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur, ofereceu mais de 300 espécies de flores de Holambra, plantas ornamentais e mudas frutíferas, como limão taiti, laranja, jabuticaba, mexerica, uva, manga, além de insumos para jardins.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Michelle Bolsonaro fala em “humilhação” após Moraes ordenar monitoramento policial de Jair Bolsonaro
Leia Mais
Carla Zambelli enfrenta nova audiência na Itália em processo de extradição
Leia Mais
Filhos de Bolsonaro elevam críticas a aliados em meio a gestos do centrão por Tarcísio candidato
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 27
Municípios