Prefeitura reforça combate ao Aedes aegypti com fumacê
Borrifação de inseticida começa nesta quinta-feira, 20, e chegará a 40 quadras da Capital
19/01/2022
09:40
SECOM
©DIVULGAÇÃO
Em razão do aumento do índice de infestação pelo Aedes aegypti, a Prefeitura de Palmas realiza, a partir desta quinta-feira, 20, a borrifação de inseticida de ultra baixo volume (UBV), conhecido popularmente como fumacê. A ação será executada pela Unidade de Vigilância em Saúde (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas em 40 quadras e bairros da Capital nos horários das 6 e 18 horas.
O objetivo do fumacê é fortalecer o combate ao mosquito para além das ações já realizadas pela Prefeitura de Palmas, por meio do monitoramento de casos, visitas em residências e ingressos forçados em localidades com focos.
A Semus destaca que a população deve abrir portas e janelas para garantir a maior eficácia do inseticida, que combaterá a forma alada do mosquito. Os moradores serão comunicados, antes da aplicação, via carro de som e por meio dos agentes de saúde da família e os agentes de combate à endemias. Criadores de abelhas serão avisados com antecedência para realizar o manejo dos criadouros antes da borrifação.
A ação, que segue até fevereiro, tem o apoio do Governo do Estado do Tocantins, que cedeu dois carros à Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Semus.
Risco moderado
Segundo levantamento da UVCZ da Semus, o município encontra-se com 3,3 de Índice de Infestação Predial (IIP), número considerado de risco moderado para infestação do mosquito, sendo que o IIP ideal é abaixo de 1.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios